Biografia de Marilena Chaui

Nascida em São Paulo no dia 4 de setembro de 1941, Marilena de Souza Chaui foi uma secretária Municipal de Cultura de São Paulo…


Nascida em São Paulo no dia 4 de setembro de 1941, Marilena de Souza Chaui foi uma secretária Municipal de Cultura de São Paulo entre os anos de 1989 e 1992. Filha do jornalista Nicolau Chaui e da professora Laura de Souza Chaui, Marilena começou a estudar no interior paulista, mas concluiu no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, na capital do estado.

Entrou no curso de filosofia no ano de 1960 e finalizou a faculdade em 1965 na Universidade de São Paulo. Sua dissertação de mestrado, cujo título era Merleau-Ponty e a crítica do humanismo foi defendida por ela no ano de 1967, mesmo ano em que começou um doutorado na França.

Defendeu sua tese de livre-docência na Universidade de são Paulo dez anos depois, cujo título era “A Nervura do Real: Espinosa e a Questão da Liberdade”. Nesta, abrangeu alguns assuntos como a liberdade, a servidão, a beatitude, a paixão, a imanência e a necessidade.

Biografia de Marilena Chaui

Foto: Reprodução

Vida profissional

No ano de 1987 prestou concurso para ser professora titular de filosofia, ministrando aulas no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Sua especialização foi em História da Filosofia Moderna e em Filosofia Política.

Atualmente, Marilena, casada com o historiador Michael Hall, atua como historiadora de filosofia brasileira, além de ser professora de Filosofia Política e de História da Filosofia Moderna na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Seu trabalho e produção acadêmica conquistaram também pessoas leigas e desvinculadas do universo acadêmico, pois a professora conseguiu conquistar grande êxito com trabalhos escritos em estilo didático singelo com fácil compreensão aos leigos.

Atuação política e intelectual

Apesar de ter uma carreira profissional brilhante, a professora Chaui não é apenas respeitada devido às suas obras acadêmicas, mas também por manter uma intensa e frequente atuação no âmbito intelectual e político Brasileiro. Marilena Chaui foi uma das fundadoras e participantes no Partido dos Trabalhadores, onde ainda é integrante, membro do Diretório Estadual e também do Diretório Municipal do PT.

Obras

Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade Nacional de Córdoba, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e sua obra relata temáticas profundas como a universidade pública, ideologia e cultura, tendo como destaque os livros “Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo”, “Repressão Sexual”, “Introdução à História da Filosofia”, “A Nervura do Real”, “Convite à Filosofia”, entre muitas outras.


Reportar erro