Marte: Descoberta mensagem em código Morse no planeta

Uma série de estranhos traços formados sobre as dunas do polo norte marciano foi fotografada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter


O planeta Marte sempre despertou a curiosidade da humanidade quanto aos seus mistérios. Quando se falava em vida fora do planeta Terra, Marte é o local mais cotado para abrigar vida. Existem filmes e teorias da conspiração que apostam em Marte como local de antigas civilizações.

Apesar da torcida, até os dias atuais, nada foi confirmado. No entanto, uma descoberta recente deixou estudiosos e apaixonados pelo tema, eufóricos.

Astrônomos da Nasa afirmaram que as câmeras de alta resolução do orgão registraram uma série de estranhos traços formados sobre as dunas do polo norte marciano. Na imagem é possível perceber uma sequência de pontos e traços que se assemelham a uma mensagem em código Morse.

Marte: Descoberta mensagem em código Morse na superfície do planeta

Foto: reprodução/NASA

As imagens foram feitas no dia 6 de fevereiro deste ano.

Explicação para tudo

Segundo alegações do “Science Alert”, não é a primeira vez que o fenômeno é observado em solo marciano. Mas, isso tem uma explicação que não foge do senso compreensível. As formações devem-se a topografia do planeta, ou seja, uma depressão circular natural, formada pela ação dos ventos.

De acordo com a cientista Veronica Bray, da Universidade do Arizona, responsável pela tradução da possível mensagem, os pontos e traços significam: “Nee ned zb 6tnn deibedh siefi ebeee ssiei esee seee!!” Ou seja, nada, tomando como base o ponto de vista linguístico.

A imagem da possível mensagem foi feita com a câmera de alta resolução que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, enviada para fotografar o planeta vermelho na última década.

Embora bastante curiosa, essa não é a primeira vez que imagens que sugerem possíveis mensagens são encontradas na superfície de Marte.

Explicação da Nasa

Após as imagens ganharem o mundo, a Nasa se posicionou a respeito do ocorrido. De acordo com ela, “na região, há uma grande quantidade de areia disponível para ser empurrada pelos ventos locais. Com o passar do tempo, ventos provindos de diversas regiões acabaram esculpindo o solo marciano com inúmeros formatos”.

As teorias ganham ainda mais versões, isso porque a superfície do planeta, ao menos no local das “mensagens”, é bem plano.

Por isso eles acreditam existir uma espécie de material que interrompe o formato linear das dunas. A aparição dos traços são identificadas pelos cientistas como barcanoides.

Mesmo depois da decepção em relação a possível “mensagem”, os cientistas não desistirão assim tão fácil do Planeta Vermelho, informando que levarão a frente os estudos sobre a formação das dunas.

Quem sabe um dia o planeta não seja o lar de parte da população da Terra.


Reportar erro