Matéria e energia

Quando estudada pela ciência, a composição do Universo possui duas entidades em que pode ser dividida: a matéria e a energia. Apesar de, de…


Quando estudada pela ciência, a composição do Universo possui duas entidades em que pode ser dividida: a matéria e a energia. Apesar de, de acordo com o método científico, admitir-se que pode haver no Universo algo além desses dois elementos, a ciência ainda não descobriu.

Matéria e energia

Foto: Reprodução

O que é matéria?

A matéria é, conforme a introdução deste texto diz, uma das entidades que compõe o Universo, formada por todos os materiais que o formam, sólido, líquido ou gasoso, como as rochas, a água, o ar e a multiplicidade de coisas vivas. Entretanto, é importante lembrar que classificar um elemento como matéria não significa que é de conhecimento a natureza real desta.

Propriedades da matéria

Chamamos de propriedades da matéria as características que, quando em conjunto, definem a espécie de matéria, podendo estas serem divididas em duas categorias. Na primeira, as propriedades podem ser determinadas sem alteração essencial da substância, e na segunda, estão aquelas que somente ficam evidentes quando a substância sofre uma interação com outra forma de matéria.

As matérias, de uma forma geral, possuem propriedades inerentes. São elas a massa – medida de quantidade -, extensão – espaço que ocupa -, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade e porosidade. Essas são as propriedades gerais. Além delas, temos as propriedades funcionais, que são comuns a determinados tipos de matéria e podem ser identificados pela sua função – ácidos, bases, sais, etc.; e as propriedades específicas. As específicas são individuais de cada tipo particular de matéria, podendo ser organolépticas – impressionam os sentidos – cor, sabor, odor e fase de agregação da matéria -, químicas –tipos de transformação das matérias, como oxidação do ferro e combustão do etanol -, e físicas – fusão, solidificação, ebulição, condensação, densidade, coeficiente de solubilidade, dureza, tenacidade e brilho.

O que é energia?

Energia é algo um pouco mais complicado de definir do que foi a matéria. Esta, ao contrário da matéria, não tem peso, e somente é possível medir quando for transformada, ou ao ser liberada ou absorvida. Ela não possui unidades físicas próprias, sendo expressa em termos das unidades de trabalho que realiza. Com isso, podemos ter uma definição mais simples: energia nada mais é do que a capacidade de realizar trabalho. De acordo com a lei da conservação da energia, esta não pode ser criada nem destruída, portanto somente se transformará.

É a partir da energia, ainda, que é possível modificar a matéria, anular ou provocar movimentos e causar deformações. Existem algumas formas de energia. De acordo com a lei da conservação da energia, esta não pode ser criada nem destruída.

Formas de energia

Energia cinética: associada ao movimento. Esta depende da massa e da velocidade de um corpo.

Energia potencial: encontra-se armazenada em um sistema e pode ser usada a qualquer momento. São elas a energia potencial gravitacional – relacionada a altura de um corpo em relação a um determinado nível de referência – e a energia potencial elástica, relacionada a uma mola ou a um corpo elástico.

Energia mecânica total: a energia mecânica total e dada pela soma das energias cinética e potencial.


Reportar erro