Física

Física (do grego antigo φύσις physis = natureza) é a ciência responsável pelo estudo dos fenômenos da natureza e as propriedades da matéria, analisando suas relações e propriedades e buscando compreender, cientificamente, o comportamento dos fenômenos ao nosso redor, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos, tendo como base o método científico, a lógica e a matemática.

A Física só surgiu como um campo de estudo bem definido em princípios do século XIX. Até o início do século XIX, era comum que os físicos também fossem matemáticos, filósofos, biólogos, químicos e engenheiros. A afirmação da Física como ciência moderna está bastante ligada ao desenvolvimento da mecânica.

Desde a Antiguidade, os povos observavam os movimentos dos planetas e demais mudanças da natureza, como o ciclo lunar, e tentavam obter explicações racionais para os fenômenos naturais. Sendo assim, a ciência física teve início com essa tentativa de explicar, racionalmente, os fenômenos naturais.

Na Antiguidade pré-clássica, os filósofos indianos defendiam o heliocentrismo e o atomismo, e os povos maias já tinham elaborado a noção de zero. Os gregos foram os primeiros a tentar explicar, de forma racional, os fenômenos naturais.

Durante a Idade Média, o conhecimento natural dos gregos migrou para o Oriente Médio e para o Egito, onde os árabes adquiriram e aprimoraram o conhecimento grego.

O Renascimento foi o período de redescobrimento do conhecimento no continente europeu, com vários acontecimentos que revolucionaram o pensamento da sociedade daquela época, como o método científico e ciência experimental, qualitativa e indutiva.

O desenvolvimento da mecânica, da termodinâmica e do eletromagnetismo foi de fundamental importância para o estabelecimento da Física como ciência tal como conhecemos hoje.

Até o final do século XIX, as teorias clássicas da Física já estavam bem estabelecidas e a Física Moderna se ocuparia dos denominados “fenômenos rebeldes”, como a radiação de corpo negro, o efeito fotoelétrico e o espectro de raias dos elementos.

O campo de estudo da Física é muito amplo, sendo dividido em vários ramos que podem se diferenciar bastante entre si. As divisões desta ciência são as seguintes:

– Física clássica: Mecânica clássica, Ondulatória, Termodinâmica e Eletromagnetismo.
– Física estatística.
– Física moderna: Relatividade e Mecânica quântica.
– Física nuclear.

Dentre os físicos e estudiosos da área que se destacaram, podemos citar os seguintes: Pitágoras, Leucipo de Mileto, Arquimedes, Eudoxo de Cnido, Al-Khwarizmi, Guilherme de Ockham, Galileu Galilei, René Descartes, Isaac Newton, Max Planck, Albert Einstein, Louis de Broglie, dentre muitos outros notáveis pensadores.