Geografia

A Geografia (termo derivado do grego geo = terra e graphein = escrever) é a ciência responsável por estudar o conjunto de fenômenos naturais e humanos constituintes dos aspectos da superfície terrestre, buscando compreender a dinâmica do espaço geográfico produzido e transformado, seja de forma direta ou indiretamente, pelo ser humano.

Como saber oficial, a Geografia surgiu no início do século XIX, com as obras dos prussianos Alexander Von Humboldt e Karl Ritter. Os primeiros registros de conhecimentos geográficos datam do século V a.C., encontrados em relatos de viajantes, como, por exemplo, do grego Heródoto, considerado o pai da História. Eratóstenes de Cirene foi o primeiro a usar o termo “Geografia”, no século III a.C.

O conhecimento geográfico grego-romano, perdido na Europa por causa da queda do Império Romano no Ocidente, foi revisto e ampliado por geógrafos muçulmanos da Península Arábica, entre os séculos XI e XII, porém foram ignorados pelos estudiosos europeus. No ano de 1570, Abraham Ortelius, cartógrafo flamengo, organizou vários mapas em um só livro: este pode ser o atlas mais antigo do mundo. No século XVIII, novos padrões técnicos de navegação foram fixados por James Cook.

A Geografia moderna foi baseada na análise direta e nas medições precisas para leis generalistas. Três inovações institucionais do século XIX exerciam função importante nesta época: o novo retrato das instituições de ensino superior, a fundação de sociedades geográficas e a implantação de estações de análise geográfica sistemática. No decorrer do século XX, a Geografia evoluiu rapidamente, recebendo novos conceitos e métodos.

A Geografia é dividida em vários ramos, para que os variados elementos da superfície da Terra possam ser estudados mais detalhadamente. Confira a seguir algumas subdivisões desta ciência:

– Geografia física: estuda as condições da natureza ou paisagem natural existentes na superfície terrestre. De acordo com o fenômeno analisado, a geografia física ainda é dividida nas seguintes áreas: Climatologia, Geomorfologia, Biogeografia, Hidrologia, Edafologia, Geografia matemática, Oceanografia e Meteorologia.
– Geografia humana: estuda o homem e os aspectos, hábitos costumeiros, idiomas, religiões, profissões e necessidades do meio em que vive. É dividida nas seguintes áreas: Geografia populacional, Antropogeografia, Geografia econômica, Geografia social, Geografia urbana, Geografia política e Geografia histórica.

Alguns estudiosos que contribuíram com a ciência geográfica são os seguintes: Alexander Von Humboldt, Carl Ritter, Eratóstenes de Cirene, Estrabão, Ptolomeu, Abraham Ortelius, Gerardus Mercator, James Cook, Ferdinand von Richthofen, William Morris Davis, dentre outros. No Brasil, destacam-se Aziz Ab’Saber, Jurandyr Ross e Milton Santos.