Matemática

A Matemática (do grego μάθημα – máthēma = ciência/conhecimento/aprendizagem e μαθηματικός – mathēmatikós = apreciador do conhecimento) é a ciência que estuda as quantidades, espaços, medidas, variações e estruturas, utilizando-se do raciocínio lógico e abstrato. Esta ciência busca por padrões, formula conjecturas e, através de técnicas precisas e exatas, estabelece novos resultados.

Embora alguns registros arqueológicos mostrem que a Matemática sempre esteve presente na atividade humana, os raciocínios mais abstratos, aqueles envolvendo argumentação lógica, surgiram aproximadamente no ano 300 a.C., com os matemáticos gregos, destacando-se Euclides, com sua obra intitulada “Os Elementos”. Esta ciência teve a sua evolução a partir de medições, cálculos e do estudo dos movimentos de objetos físicos e de formas geométricas. Por volta do século XIX, percebeu-se a necessidade de um maior rigor no desenvolvimento desta ciência. O início do desenvolvimento da Matemática deu-se pelo comércio, registro do tempo, astronomia e medições de terras para a prática da agricultura.

A Mesopotâmia, o Egito, a Grécia, Índia e o Oriente Médio podem ser citadas como as regiões de principal desenvolvimento da Matemática. Na Europa, o desenvolvimento da ciência intensificou-se a partir da Renascença, época de novas descobertas científicas. As estruturas matemáticas começaram a ser estudadas com a artimética dos números naturais, seguindo com a extração de raízes quadradas e cúbicas, passando pela resolução de equações polinomiais de 2º grau, frações, trigonometria, dentre outros temas. A Matemática prossegue em evolução, sendo construída ao longo de muitos anos, com as suas teorias milenares sendo válidas e utilizadas até os dias de hoje e desenvolvendo-se continuamente.

Esta ciência é uma ferramenta essencial para muitas áreas do conhecimento, tais como a Engenharia, a Física, a Biologia, as Ciências Sociais, a Medicina, a Contabilidade, a Economia, dentre outras. Atualmente, a Matemática é dividida em vários ramos, para facilitar o ensino e a aprendizagem de seus diversos aspectos. As áreas de estudo desta ciência são as seguintes:

• Álgebra (Conjuntos Numéricos, Equações, Equações Algébricas, Funções, Sistemas Lineares, Progressões, Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística, Matemática Financeira);
• Aritmética;
• Cálculos;
• Geometria Analítica;
• Geometria Espacial;
• Geometria Plana;
• Trigonometria.

Alguns matemáticos notáveis e estudiosos da área que se destacaram são os seguintes: al-Khwarizmi, d’Alembert, Arquimedes, Boole, Brahmagupta, Descartes, Euclides, Fermat, Galois, Gauss, Hamilton, Leibniz, Nash, Newton, Pascal, Pitágoras, Poincaré, Russell, Steiner, dentre outros.