Português

Português, também denominado Língua Portuguesa, é uma língua românica flexiva originária do galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. As denominadas línguas românicas (também conhecidas como línguas latinas ou neolatinas) são aquelas que integram o amplo conjunto das línguas indo-europeias com origem na evolução do latim, principalmente do latim vulgar.

Com cerca de 280 milhões de falantes, o Português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta Terra, além de ser uma das línguas oficiais do Mercosul, da União Europeia, da Organização dos Estados Americanos, da União de Nações Sul-Americanas, da União Africana e dos Países Lusófonos. Conhecido como “a língua de Camões” e “a última flor do Lácio”, o Português dispersou-se pelo mundo durante a Era dos Descobrimentos.

Derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há aproximadamente 2.000 anos, a Língua Portuguesa apresenta os seguintes períodos de evolução:

– Latim lusitânico: Língua da qual não há documento escrito, falada na Lusitânia, desde a implantação do latim até o século V;
– Romance lusitânico: Também falada na região da Lusitânia, do século VI ao século IX, e sem registro escrito;
– Português proto-histórico: Alguns livros didáticos incluem os dois períodos anteriores no português proto-histórico, que é a língua falada até o final do século XII. Há vestígios desta língua em palavras intercaladas nos documentos escritos em latim bárbaro ou latim tabeliônico;
– Português arcaico: O português arcaico, que vai do final do século XII ao XVI, compreende dois períodos: o galego-português, do século XII ao XIV; e o português médio, que vai do século XIV ao XVI, em que ocorre a divisão do galego-português em dois idiomas diferentes, com o início da transição da Língua Portuguesa entre a fase arcaica e a moderna;
– Português moderno: Compreende o período que vai da segunda metade do século XVI até os dias atuais. O Português começou a padronizar-se em 1536, com a primeira gramática de Fernão de Oliveira.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por nove países independentes que possuem o Português como língua oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. O Português atual possui vários dialetos e subdialetos, muitos deles com uma acentuada diferença lexical em relação ao português padrão, mas sem prejuízo da compreensão entre os locutores.