Química

Química é a ciência responsável pelo estudo da composição, estrutura e propriedades da matéria, bem como as suas transformações durante as reações químicas. É uma ciência empírica, isto é, recorre ao método científico para a realização de suas descobertas, por meio da observação, experimentação e quantificação.

A origem do que viria a ser considerado como ciência química data do século XVII, a partir dos estudos de alquimia, muito popular dentre cientistas da época. A obra The Sceptical Chymist (1661), do cientista irlandês Roberto Boyle, reuniu, pela primeira vez, os princípios básicos da Química. No entanto, a Química como tal só teve início, de fato, um século depois, com os trabalhos de Lavoisier. Um fator essencial no desenvolvimento desta ciência foi a racionalização dos conhecimentos obtidos, com a busca de experimentos cada vez mais precisos e rigorosos.

No ano 478 a. C., o filósofo grego Leucipo apresentou a primeira teoria atômica; e Demócrito, seu discípulo, a aperfeiçoou, postulando que todas as variedades de matéria resultam da combinação de átomos dos quatros elementos: terra, ar, fogo e água.

Em 1808, John Dalton retomou o conceito de átomo defendido por Demócrito, adaptando-o às novas observações químicas da época. No modelo de Dalton, os átomos eram vistos como esferas minúsculas, rígidas e indestrutíveis; esta teoria atomística teve grandes e importantes repercussões.

Após a compreensão dos princípios da combustão, outro debate tomou conta da Química: o vitalismo e a distinção entre a matéria orgânica e inorgânica.

Em 1860, mais de 60 elementos químicos diferentes já tinham sido descobertos, e os cientistas já tinham determinado as suas massas atômicas.

No ano de 1829, o químico J.W. Döbenreiner organizou um sistema de classificação de elementos que se agrupavam em grupos denominados tríades. Alguns anos depois, o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev desenvolveu uma tabela periódica dos elementos de acordo com a ordem crescente das suas massas atômicas.

A Química é dividida em vários ramos, agrupados de acordo com o tipo de estudo que realizam ou a classe de matéria que estudam.

Algumas das subdivisões desta ciência são as seguintes:

– Química Orgânica: estuda os compostos hidrogenados do carbono e descreve as substâncias do reino animal e vegetal.
– Química Inorgânica: estuda os elementos e substâncias que não possuem carbono ligado a átomos de hidrogênio em sua cadeia e descreve as substâncias do reino mineral.
– Bioquímica: estuda as substâncias em organismos biológicos.
– Físico-Química: estuda os aspectos energéticos dos sistemas químicos; dentre outras subdivisões.

Alguns notáveis químicos e estudiosos da área são os seguintes: Roberto Boyle, Lavoisier, Leucipo, Demócrito, John Dalton, Proust, Mendeleev, Svante Arrhenius, Rutherford, Niels Bohr, Michael Faraday, Linus Pauling, dentre muitos outros.