Material Escolar: economista dá dicas para hora da compra

Reinaldo Domingos lembra que na hora de comprar materiais escolares você precisa ter cuidado com os preços, sem preterir a qualidade


O ano nem acabou mas você já está pensando em como economizar com as despesas que surgem nesse período? São muitas: confraternizações, férias, impostos e despesas escolares.

O educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos lembra que na hora de comprar materiais escolares você precisa ter cuidado com os preços mas sem perder a atenção com a qualidade.

Outra coisa que ele pede também é que os pais aproveitam o momento das compras para ensinarem seus filhos noções de economia. Anote aí as dicas do especialista.

Material Escolar: economista dá dicas para hora da compra

Foto: depositphotos

1. Converse com outros pais

A comunicação é a porta de entrada para muitas soluções. Se você tem uma lista enorme de materiais escolares para comprar, aproveite que você não está sozinho (a). Procure outros pais, tios, responsáveis que assim como você, estão pesquisando os melhores preços. Atualmente, você já pode encontrar na internet grupos específicos sobre o tema com a divulgação dos melhores preços e promoções. Uma dica interessante é formar um grupo para compras em conjunto, pois você aumenta a possibilidade de descontos.

2. Reutilize

Veja todo o material escolar que você já tem em casa. Observe se não há possibilidades de reutilizar algum livro didático ou material de apoio. Se você tem mais de um filho, guarde sempre os livros, pois eles podem servir para os filhos mais novos. Procure saber também com amigos e vizinhos. Muitas vezes você poderão trocar uns com os outros e todos saem ganhando.

3. Anote

Não saia para as compras de material escolar sem uma lista. Você vai economizar tempo e dinheiro, pois ela ajuda a manter um equilíbrio. Com a lista em mão, tente não fugir dela. Mantenha-se focado naquilo que está listado e esqueça as tentações.

4. Converse com seus filhos

Antes de sair para fazer a compra de materiais escolares converse com seus filhos. Eles precisam ter consciência sobre as condições financeiras da família e o que tem de dinheiro para gastar. Agindo assim você estará os educando financeiramente, pois lembre-se: eles serão adultos e precisarão lidar com o dinheiro. A melhor forma de mantê-los saudáveis financeiramente é ensinando-os.

5. Pechinche

Você não precisa ter vergonha na hora de pedir descontos nas compras de material escolar. Primeiro, pesquise muito quais são os estabelecimentos que oferecem os melhores preços, promoções e descontos nas formas de pagamento. Quando você estiver na loja converse com o vendedor e explique o que você precisa e quanto você está disposto a pagar.


Reportar erro