Média aritmética

A média aritmética é usada para atingir um valor médio de vários valores. Seu valor é calculado por meio da divisão dos números somados…


A média aritmética é usada para atingir um valor médio de vários valores. Seu valor é calculado por meio da divisão dos números somados pela quantidade deles. A média possui a função de transformar um conjunto de números em um único valor, dando uma visão global dos dados.

Média aritmética

Foto: Reprodução

Média aritmética simples

A média aritmética simples é, como o nome já diz, a mais simples, e a de uso mais comum. Para entender como é calculada, confira o exemplo abaixo:

Maria queria fazer uma festa, e para saber quanto deveria separar de docinhos para cada convidado, pegou a média de consumo entre seus amigos. Marcela comeu 5 docinhos, Ana comeu 3 e João comeu 7. Juntos, eles comeram 15 docinhos. Ao dividirmos o valor total de biscoitos consumidos pela quantidade de pessoas que comeram, ficamos com o valor de 5. A média aritmética de docinhos que Maria tem que comprar para cada um de seus convidados, é de 5. Confira o cálculo abaixo:

media-aritimetica1

Podemos dar outro exemplo. As médias escolares podem ser calculadas por meio das médias simples. Se para passar de ano, você precisa tirar média 7, e a média é calculada com quatro provas, precisaremos pegar as notas que tirou em todas as provas, e dividir por quatro, que é o número de avaliações realizadas. Na primeira prova você tirou 8, na segunda tirou 7, na outra tirou 6 e na última tirou 7. Partimos então para o cálculo:

media-aritimetica2

Sua média, nesse caso, seria 7 e você estaria aprovado.

Média aritmética ponderada

Diferente da simples, a média aritmética ponderada calcula a média quando os valores possuem pesos diferentes. Usando o mesmo exemplo da nota escolar, imagine que cada uma das notas tem um peso distinto. A primeira prova, possuía peso 2, a segunda peso 2, a terceira peso 3 e a quarta peso 3. Como isso pode ser calculado? Multiplica-se o valor pelo seu peso, somando aos resultados das outras multiplicações e então divide-se pela soma de todos os pesos. Confira o cálculo do exemplo:

media-aritimetica3

Nesse caso, a média seria 6,9. Na média ponderada, ao contrário da média simples, a alteração da posição dos números pode ocasionar em resultados errados. Se você errasse, por exemplo, aplicando peso 1 às duas primeiras notas e peso 2 às seguintes, sua média seria diferente:

media-aritimetica4

Isso faria bastante diferença, certo? Lembre-se sempre de fazer a multiplicação dos pesos com cada um dos valores antes de somá-los e de conferir se os pesos estão aplicados ao valor correto.

*Revisado por Paulo Ricardo – professor pós-graduado em matemática e suas novas tecnologias


Reportar erro