Mitologia japonesa

Existem muitos mitos a cerca da mitologia japonesa. Alguns afirmam que eles falam sobre o surgimento do mundo, dos imperadores japoneses e das oitos…


Existem muitos mitos a cerca da mitologia japonesa. Alguns afirmam que eles falam sobre o surgimento do mundo, dos imperadores japoneses e das oitos ilhas do Japão. A história se diverge em alguns pontos e está escrita em dois livros chamados ”Okojiki” e “Nihonshoki”.

História da criação

Os livros contam que os deuses decidiram criar dois seres divinos para povoar a Terra e criar todas as coisas existentes. O casal se chamava Izanagi (homem) Izanami (mulher), e os deuses ordenaram a eles para que criassem suas casas. Junto com essa missão, deram para eles uma lança incrustada de joias que se chamava “Amenonuhoko’, conhecida também como “a lança do céu”, era ela que faria a distinção do céu com a Terra. Com essa ferramenta eles construíram uma ilha onde pudessem viver, chamada “Onogoroshima”.

Izanagi e Izanami

Izanagi e Izanami | Foto: Reprodução

O casal de divindades teve dois filhos. Porém eles nasceram imperfeitos e, consequentemente, não tinham nenhum poder da natureza e não puderam ser considerados deuses. Não imaginando que essa seria uma atitude errada, colocaram os bebês em barcos, deixando que eles fossem arrastados para a correnteza.

Repreendidos pelos deuses, Izanagi e Izanami fizeram outro casamento que foi regado de prosperidade e muitos filhos. Segundo a lenda, foi após a segunda união que as oito ilhas japonesas surgiram.

Após o segundo casamento, muitos filhos e filhas vieram ao mundo, um deles chegou a causar a morte de Izanami, seu nome era “Kahatsuchi”, conhecido também como a encarnação do fogo. Depois da morte de sua amada, Izanagi matou o filho e a partir desse acontecimento muitas outras entidades foram criadas.

O nascimento da morte

Com o passar do tempo, Izanagi queria rever sua esposa e decidiu que iria ao submundo ver a pessoa que tanto estimava. Porém, quando chegou ao local viu que sua mulher já não conservava a beleza de outrora. Izanami, por sua, vez o expulsou e mandou demônios atrás de seu marido. De acordo com a mitologia é nesse momento em que a morte foi criada.

Banho de Izanagi

Após retornar do submundo, Izanagi  se banhou em um rio extraindo tudo de ruim que havia adquirido na sua viagem ao submundo. Reza a lenda que desse banho nasceram os seis principais deuses da mitologia japonesa e que são atualmente os mais conhecidos, são eles:

Tsuki-yomi: Deus da lua
Kagutsuchi: Deus do fogo
Amaterasu: Deusa do sol
Shinigami: Deus da morte
Susanowo: Deus da tempestade

Curiosidade

A mitologia japonesa também dá uma ênfase especial para as raposas, ou kitsunes. De acordo com o seu folclore elas são seres de extrema inteligência e algumas carregam consigo capacidades mágicas.


Reportar erro