Moluscos

Moluscos são animais invertebrados, isto é, que não têm coluna vertebral, possuem o corpo viscoso e longo. Algumas espécies, por exemplo, as ostras e…


Moluscos são animais invertebrados, isto é, que não têm coluna vertebral, possuem o corpo viscoso e longo. Algumas espécies, por exemplo, as ostras e os mariscos, possuem uma carapaça protetora, já outros moluscos, como o polvo e a lula, não.

Divisão dos moluscos – Características gerais

Gastrópodes

É o caso de moluscos como o caramujo e algumas espécies de lesmas. São moluscos que possuem tentáculos contráteis, (que podem ser recolhidos), e a carapaça em formato de espiral, usado como forma de proteção.

Outras espécies, como é o caso das lesmas, apesar de não possuírem carapaça estão classificadas no mesmo grupo. Estes animais podem ser seres aquáticos ou terrestres. No caso do terrestre, este necessita sempre de um ambiente úmido e sua respiração é realizada por meio de pulmões, já os moluscos aquáticos realizam sua respiração por meio de brânquias.

A cabeça de um gastrópode possui dois pares de tentáculos e seus olhos ficam localizados nas extremidades do par de tentáculos mais compridos.

Moluscos

Foto: Reprodução

Bivalves

São representantes dessa classe as ostras, mexilhões e mariscos. A concha deste tipo de molusco é formada por duas valvas que podem abrir ou fechar. Os moluscos dessa classificação não apresentam cabeça definida e seu pé pode muitas vezes não existir ou ser de pequeno porte (em formato de martelo). Os bivalves se alimentam de partículas transportadas pela água.

Os bivalves que possuem pé, o utilizam como forma de fixação na areia, é chamada de bisso. Sua respiração é branquial, e se alimentam de partículas que ficam retidas em suas brânquias, e através de seus cílios, estes alimentos são levados até sua boca. São animais aquáticos, e podem ser encontrados tanto na água marinha quanto na água doce. Algumas de suas espécies são capazes de produzir pérolas.

As pérolas são formadas a partir de algum objeto que entre em sua concha, então o molusco cria várias camadas de nácar. Após várias inserções desta substância, forma-se a pérola dentro da concha.

Cefalópodes

Nesta classe encontramos as lulas, polvos, náutilos e argonauta, conhecidos como animais marinhos. Os moluscos desta classificação não possuem concha, além disso, seus olhos são desenvolvidos e em seus tentáculos são encontradas diversas ventosas. Sua estrutura de defesa é formada pelos cromatóforos, isto é, ao se sentirem ameaçadas soltam um pigmento que escurece a água em sua volta, confundindo os predadores.

Reprodução dos moluscos

Os moluscos podem ser hermafroditas ou dióicos, que são:

– Hermafroditas: moluscos que apresentam os dois sexos, isto é, feminino e masculino.
– Dióicos: moluscos em que o sexo está separado em indivíduos, isto é, masculino e feminino.

A fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.


Reportar erro