Movimento retilíneo

Quando estudamos os movimentos, nos deparamos com várias formas de movimentos e classificações, entre eles temos o movimento retilíneo. Este é considerado um movimento…


Quando estudamos os movimentos, nos deparamos com várias formas de movimentos e classificações, entre eles temos o movimento retilíneo. Este é considerado um movimento mais simples por ser em uma reta, mas ele ainda possui outras divisões de acordo com o seu tipo. Conheça agora mesmo um pouco mais sobre esse movimento.

Movimento retilíneo

Foto: Reprodução

Definição

O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, isso acontece pois esses movimentos são ao longo de uma reta, seja ela horizontal, como é o caso do movimento de um carro, seja ela vertical, como é o caso da queda ou lançamento de um objeto.

Como você pode perceber tudo ocorre em uma dimensão, podendo dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado. Esse movimento é tratado em termos de grandezas escalares, tendo cuidado em analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando o eixo de referência é redefinido.

Movimento retilíneo uniforme (MRU)

O movimento retilíneo uniforme é aquele que possui uma velocidade constante, por isso chamamos de uniforme. As distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo e a aceleração desse movimento é nula.

Veja agora como obtemos a fórmula do movimento retilíneo uniforme:

Imagine que há um móvel percorrendo uma trajetória retilínea com respeito a um referencial adotado, por exemplo, a origem dos eixos dos x. No instante de tempo t= 0, o móvel encontra-se em s0 , ou seja, na posição inicial, e no instante de tempo, t, o móvel está na posição s. Como a velocidade média para o movimento retilíneo uniforme é idêntica a velocidade em qualquer tempo, vm = v, podemos definir a velocidade escalar média:

Movimento retilíneo uniforme (MRU)

Desta forma, se isolarmos s teremos a equação horária do MRU dada pela seguinte equação:

Movimento retilíneo uniforme (MRU)

A variação do espaço Movimento retilíneo uniforme (MRU) é numericamente igual a área sob a curva do gráfico da velocidade contra o tempo.

Movimento uniformemente variado (MUV)

O movimento uniformemente variado, diferente do movimento uniforme, possui aceleração constante, a sua velocidade varia uniformemente de acordo com o tempo e o espaço percorrido aumenta proporcionalmente ao quadrado do tempo.

Observe agora como obtemos a fórmula do movimento uniformemente variado:

Considere s0 a posição inicial de um móvel e v0 a velocidade inicial no instante de tempo t0 = 0. Considere também s e v como sendo a posição e a velocidade do móvel no instante de tempo t. Sabendo-se que ∆s = s – s0 é a área abaixo da curva de v(t)xt (um trapézio) e ∆v = v – v0 sendo a velocidade v dado pela equação, temos que:

Movimento uniformemente variado (MUV)

Podendo assim tirar a equação horária do MUV pela equação:

Movimento uniformemente variado (MUV)


Reportar erro