Navios: por qual motivo as janelas de embarcações são circulares?

Tal formato é considerado como o que proporciona a melhor resistência estrutural das janelas


Independente se você já viajou, passeou e/ou andou ou não em embarcações você já deve ter notado que as janelas desses veículos aquáticos possuem formato circular. Por isso, certamente, você pode já ter se questionado sobre o motivo pelo qual tais aberturas possuem o formato arredondado.

Melhor resistência estrutural

Tal formato, segundo especialistas no assunto, é considerado como o que proporciona a melhor resistência estrutural das janelas. Em outras palavras, é o tipo que menos apresenta risco de quebrar ou mesmo danificar a estrutura da embarcação ou mesmo do avião ou submarino, uma vez que esses dois últimos meios de transporte também são dotados, em sua maioria, de janelas com formato arredondado.

Imagem de janela de embarcação

Foto: Pixabay

Diminuição de tensões concentradas

De acordo com a engenharia, os formatos circulares são capazes de reduzir tensões concentradas. Geralmente, as tensões se concentram em ângulos de 90 graus, a exemplo dos vértices de objetos com formas quadradas, podendo assim causar trincas e outros danos.

Todavia, algumas embarcações já possuem janelas quadradas, isso porque foram feitas com estrutura reforçada, as quais se tornam mais pesadas e resistentes.

É importante ressaltar que as formas não circulares, mas com quinas arredondadas também fazem o mesmo efeito das totalmente redondas: reduzem as tensões concentradas.


Reportar erro