Noruega – Economia, turismo e informações de geografia

Noruega é um país com economia estável e com ótimas atrações para o turismo (muitas delas na capital Oslo). Veja fotos e também a história de sua bandeira


A Noruega (oficialmente denominada de Reino da Noruega) é um país europeu situado na região ocidental da Península Escandinava. O povo Viking, que quase sempre é ligado ao país, tem papel importante na história da nação norueguesa já que o país foi unificado em um só reino pelo rei Viking Haroldo Cabelo Belo em meados do século IX ao X.

A Noruega é banhada pelo oceano Atlântico, tendo seu litoral marcado pelos golfos profundos e estreitos delimitados por montanhas que são conhecidos como fiordes. O país faz fronteira com Rússia e Finlândia ao norte e com a Suécia ao leste. Com um governo monárquico parlamentar e ainda mantendo o modelo social escandinavo que é baseado num abrangente regime de previdência social, na saúde universal e ensino superior subsidiado, a Noruega foi classificada como melhor país do mundo para se viver, em todos os relatórios de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde o ano de 2001.

E com o maior IDH do planeta, a Noruega tem uma taxa de 100 % de sua população alfabetizada e uma das menores taxas de mortalidade infantil com três mortes para cada mil nascidos vivos. É também o país mais pacífico do mundo segundo um relatório do Índice Global da Paz realizado no ano de 2007.

Bandeira

Bandeira da Noruega

Foto: Reprodução

Composta por uma cruz escandinava azul e branca (presente em outros países da região) em fundo vermelho, a bandeira nacional norueguesa representa democracia. Contudo o significado de suas cores ainda é tópico de discussão nos dias de hoje, há quem afirme que fazem referência à bandeira da Dinamarca. No decorrer dos anos várias bandeiras foram usadas por diferentes governantes noruegueses, e não se sabe ao certo qual a primeira delas. Uma bandeira com uma serpente dentro de uma marca branca foi usada por Santo Olavo. Harald Hardråde  usou um corvo como símbolo da bandeira que foi hasteada por líderes Vikings e outros governantes durante alguns anos. A primeira bandeira conhecida realmente como nacional é hoje usada como estandarte real da Noruega.

Economia

A moeda da Noruega é a Coroa Norueguesa, conhecida pelas letras NOK, é a décima terceira moeda mais negociada no mundo desde o ano de 1875. Após a crise de 2008-2009 tem sido considerada uma das moedas mais sólidas do planeta.

O país sustenta o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial, ficando atrás apenas de Luxemburgo e tendo um quarto de seu PIB como produto das exportações de petróleo, sendo o sétimo maior exportador mundial do recurso. A Noruega tem na pesca uma de suas principais atividades que movimentam a economia do país com destaque para o bacalhau, atum e anchova. E também devido à sua rica costa que em 2006 o país foi o segundo maior exportador de frutos do mar em todo o mundo.

Turismo

O turismo na Noruega fica mais agradável com o clima de verão, que vai do mês de maio a setembro, porém para aqueles que gostam de neve o inverno, que vai de dezembro ao mês de abril (ou maio em algumas regiões), este país também tem muitos atrativos.

Pontos Turísticos

Museu Vikingskipshuset

Foto: Reprodução

O Museu Vikingskipshuset ou Museu dos Barcos Vikings está situado na capital, Oslo, integrado ao museu da Universidade de Oslo, e possui em exposição vários barcos Vikings encontrados em escavações feitas em diversas regiões da Noruega.

 

Palácio Real

Foto: Reprodução

O Palácio Real, também situado na capital, Oslo, é a residência da Família Real norueguesa e está situado na movimentada rua Karl Johans Gate. Apesar de apresentar simplicidade em seu exterior, o Palácio mantém-se imponente pela sua grandeza e deixa sua marca na cidade.

 

Fortaleza de Akershus

Foto: Reprodução

Localizada na capital Norueguesa, a Fortaleza de Akershus teve sua construção iniciada pelo rei Haakon V em 1229, quando tornou-se um dos mais importantes castelos da Noruega. Foi modernizada no século XVII pelo rei Cristiano IV quando passou a ter a arquitetura inspirada no renascimento.

 

Praça Jernbanetorget

Foto: Reprodução

A Praça Jernbanetorget é a principal praça da capital Norueguesa e esta situada próximo à shoppings, estações e possui uma extensa área verde.

 

Teatro Nacional de Oslo

Foto: Reprodução

O Teatro Nacional de Oslo teve sua primeira apresentação no ano de 1899. Foi fundado como instituição privada e manteve-se perante diversas crises até que em 1929 o governo norueguês começou a dar-lhe apoio financeiro.


Reportar erro