Notação científica

Nos campos relativos à Ciência, como na Matemática e na Física, os números não podem ser escritos de qualquer modo, existem regras a serem…


Nos campos relativos à Ciência, como na Matemática e na Física, os números não podem ser escritos de qualquer modo, existem regras a serem obedecidas. Quando nós estudamos os logaritmos decimais, vemos que eles são um modo de se escrever os números positivos como potências de 10. A notação científica é outra maneira de escrevermos os números reais utilizando-nos das potências de 10, servindo para expressar números muito grandes ou muito pequenos.

Notação científica

Foto: Reprodução

Representação de um número escrito em notação científica

Um número escrito em notação científica pode ser representado no seguinte formato:

m . 10  ,

onde m é um número real denominado mantissa, cujo módulo é sempre igual ou maior que 1 e menor que 10, e o expoente e, a ordem de grandeza, é um número pertencente ao conjunto dos números inteiros.

Transformando os números em notação científica

Para escrever o número real n em notação científica, é necessário transformá-lo no produto de um número real igual ou maior que 1 e menor que 10, por uma potência de 10 com expoente inteiro.

A mantissa é obtida ao ser posicionar a vírgula à direita do primeiro algarismo significativo deste número.

Se o deslocamento da vírgula foi para a esquerda, a ordem de grandeza será o número de posições deslocadas; se o deslocamento foi para a direita, a ordem de grandeza será o simétrico do número de posições deslocadas e, portanto, negativa.

Para transformar um número grande qualquer em notação científica, deve-se deslocar a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo. Acompanhe o exemplo a seguir:

200 000 000 000 -> 2,00 000 000 000

Perceba que a vírgula avançou 11 casas para a esquerda, dessa forma, este número em notação científica é escrito do seguinte modo: 2 . 1011    .

Já com valores muito pequenos, basta mover a vírgula para a direita e, a cada casa avançada, diminuir 1 da ordem de grandeza. Veja o exemplo a seguir:

0, 0000000475 -> ao mover a vírgula para a direita -> 4,75 (avanço de 8 casas) ->

4,75 . 10-8


Reportar erro