Nova república

Nova república é como ficou conhecido o período posterior ao regime militar no Brasil. Esta, com o bloqueio das liberdades fundamentais e de grande…


Nova república é como ficou conhecido o período posterior ao regime militar no Brasil. Esta, com o bloqueio das liberdades fundamentais e de grande perseguição aos opositores do poder, foi um período de grande repressão e restrições. A partir disso, em todos os setores da sociedade, foi possível notar um desejo de iniciar um período novo no governo republicano no país.

Nova república

Foto: Reprodução

O início

Mesmo antes do fim do mandato do general e presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, a população já estava unida para lutar pelas eleições diretas para presidente. A campanha Diretas Já foi um exemplo de união e cidadania do povo, mas que não obteve sucesso. A eleição de Tancredo Neves no início do período da República Nova, ao final do mandato de Figueiredo trouxe mais decepção ao povo brasileiro, pois o candidato eleito acabou falecendo. Ele trazia esperança ao povo, pois mesmo tendo sido eleito indiretamente, tinha participado da campanha Diretas Já recebendo apoio popular.

Em seguida, José Sarney, vice de Tancredo, candidato do PMDB – tendo passado pela ARENA – acabou ficando com a presidência.

José Sarney

Este trouxe dois pontos importantes para a história do Brasil. Em primeiro, a aproximação com a Argentina que resultou na formação do Mercosul e também na promulgação da nova Constituição democrática em 1988. Vários planos realizados por ele, no entanto, não conseguiram conter a inflação. A economia do país, para seu governo, foi um fracasso marcado por denúncias de corrupção e constantes trocas de moedas.

Eleições diretas

Depois de aproximadamente 30 anos sem eleições diretas, depois do mandato de Sarney, estas acontecem. Fernando Collor de Mello é eleito com um discurso moralizante e um estilo moderno, entrando com um plano econômico para combater a inflação que também resultou em fracasso. Houveram então denúncias de corrupção que acabaram por destruir a moral do presidente, que foi forçado a renunciar no ano de 1992 para que não fosse impedido pelo Congresso de seguir seu governo.

Itamar Franco

Com a incumbência de completar o mandato de Collor, Itamar Franco, vice daquele, assumiu o poder. Fez algumas escolhas que não deram muitos resultados, escolhendo então o senador Fernando Henrique Cardoso para elaborar o Plano Real com seu aval. Com isso, finalmente as décadas de inflação começaram a decair, controlando a alta dos preços. Fernando Henrique conseguiu, então, graças ao Plano Real, ser eleito duas vezes em urnas.

Luís Inácio Lula da Silva

Em seguida, no ano de 2003, Lula assume o governo nas urnas, e tem seu mandato estendido pela reeleição. Com uma política externa excepcional que se aproximou da África e da América Latina, Lula ainda lutou para criar programas de auxílio a população carente. O Brasil extinguiu pela primeira vez as dívidas no plano externo sendo, inclusive, um credor internacional – inclusive dos Estados Unidos -. Em seguida, Dilma, devido ao sucesso dos dois mandatos do presidente Lula, foi eleita a presidenta e continuou com o caminho trilhado por Lula de extinguir a miséria no país e fortalecer as relações externas. Esta foi reeleita também e é atualmente a presidenta do país neste período que, ainda hoje, é conhecido como Nova República.


Reportar erro