Número de ouro

Conhecido também como número de ouro, Phi representa a pronúncia da letra f em grego, inicial do nome Fídeas, um arquiteto e escultor grego…


Conhecido também como número de ouro, Phi representa a pronúncia da letra f em grego, inicial do nome Fídeas, um arquiteto e escultor grego que construiu Partenon, em Atenas. Em decorrência das suas inúmeras aplicações, ele passou a ser considerado por muitos como uma oferta de Deus ao mundo, cuja simbologia é Φ.

A representação numérica do número de ouro pode ser constatada a partir da razão 1+√5/2, que resulta na dízima não periódica 1,61803398… De tal modo que Φ equivale a um termo irracional, obtido por meio da razão áurea. A partir de dois pontos A e B, em extremidades opostas de uma reta, um ponto X divide AB em uma razão áurea ao passo que X é propriedade do segmento AB. Equação: AB/XB = Φ = 1+√5/2 = 1,61803398.

Histórico

A aplicação do número de ouro se dá desde os primórdios. As pirâmides de Gizé, no Egito Antigo, por exemplo, foram erguidas tendo por base tal razão numérica: A razão entre a altura de uma face e a metade do lado da base da pirâmide maior é igual ao termo de ouro.

Edificado entre 447 e 433 a. C., o templo de Partenon tem presente no retângulo da sua fachada a proporção de ouro (largura/altura). Os pitagóricos também fizeram uso da razão áurea na estrela pentagonal.

Além do matemático grego Endoxus, que a partir dos seus estudos pesquisou sobre a secção que se entende ser a secção áurea. Por fim, vale menção também a aplicação da razão áurea por Fibonacci quando descreveu uma população de coelhos em 1202.

Número de ouro

Foto: Reprodução

Aplicações

A aplicação do número de ouro tem inúmeras finalidades, sendo impossível determinar uma quantidade exata do emprego dessa razão. O termo f pode ser constatado em plantas diversas, como as flores, além de em triângulos e retângulos.

Ainda é possível constatar tal razão em obras de arte, construções, em elementos naturais diversos e há quem diga que até em outras matérias que o homem ainda não teria descoberto.

Por fim, é importante ressaltar que f, Φ, AX/XB, 1+√5/2, 1,61803398…, razão áurea, divina proporção, proporção de extrema razão ou divisão de extrema razão são todas expressões designadas para representar um mesmo termo, que é o popularmente conhecido como número de ouro.


Reportar erro