Números negativos

Conceito fundamental na Matemática, a origem e a formulação do número ocorreu simultaneamente com o nascimento e o desenvolvimento desta área do conhecimento humano.…


Conceito fundamental na Matemática, a origem e a formulação do número ocorreu simultaneamente com o nascimento e o desenvolvimento desta área do conhecimento humano. A necessidade de contar objetos, as atividades práticas do homem e as exigências da própria Matemática foram determinantes no desenvolvimento do conceito de número. Todas as civilizações que desenvolveram a escrita introduziram o conceito de número natural e desenvolveram um sistema de contagem.

Números negativos

Foto: Reprodução

História do conceito de número negativo

Os números negativos apareceram pela 1ª vez na China Antiga, em um livro chinês cuja forma mais antiga data da Dinastia Han (202 a.C. – 220), mas que pode ter material ainda mais antigo. Neste livro, apareceram dois tipos de contadores: os vermelhos e os pretos. Os contadores vermelhos eram usados para representar os números positivos; já os contadores pretos, para representar os números negativos. Embora os chineses usassem os números negativos, eles não aceitavam a ideia de um número negativo pode ser a solução de uma equação.

Na Índia, os números negativos foram descobertos quando matemáticos indianos tentavam formular um algoritmo para resolver as equações quadráticas. A aritmética sistematizada dos números negativos aparece pela 1ª vez na obra de Brahomagupta. Neste país, o papel dos números negativos na resolução dos problemas matemáticos que tratavam de dívidas era bem entendido, e regras mais consistentes para a sua utilização foram formuladas.

As regras relativas às grandezas já eram conhecidas através dos teoremas gregos sobre subtração, porém os hindus converteram-nas em regras numéricas sobre números positivos e negativos.

No século III, Diofanto realizou, facilmente, operações com números negativos, que apareciam constantemente em cálculos intermédios em vários problemas de sua obra “Aritmetika”.

Intermediários árabes ajudaram na difusão desses conceitos que foram levados para a Europa. Nos séculos XVI e XVII, alguns matemáticos europeus não apreciavam os números negativos e, caso esses números aparecessem nos seus cálculos, eram considerados falsos ou impossíveis. Esta situação mudou a partir do século XVIII quando descobriram uma interpretação geométrica dos números positivos e negativos como segmentos de direções opostas.

Definição de número negativo

Na Matemática, o número negativo é definido como todo número real menor que zero, como o -1, o -2 e o -3.

Dois números recebem a denominação de números simétricos (ou opostos) quando estão à uma mesma distância do zero, como o -2 e o 2, por exemplo.

Na Física, este conceito também serve para nomear as cargas existentes em partículas eletricamente carregadas: o elétron tem carga negativa, e o próton, positiva.


Reportar erro