O coração

O coração é um órgão formado por uma musculatura estriada cardíaca, ele é oco e é responsável pelo percurso do sangue bombeado através de…


O coração é um órgão formado por uma musculatura estriada cardíaca, ele é oco e é responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo. O coração humano bate cerca de 109.440 a 110.880 por dia e bombeia aproximadamente 5 litros de sangue.

O coração

Foto: Reprodução

Este órgão bombeia uma quantidade de sangue suficiente a uma pressão razoável que faz com que esse sangue percorra todo o nosso corpo nos sentidos de ida e volta, transportando oxigênio e nutrientes para as células. O sangue oxigenado (o arterial) que vem dos pulmões é bombeado para todo o corpo e o sangue desoxigenado (venoso) que estava no coração é direcionado aos pulmões, onde será enriquecido novamente de oxigênio.

Onde se localiza?

O coração é o órgão responsável pela circulação e pode se localizar em três posições em nosso corpo:

  • Levocárdia – este é o posicionamento normal do coração, ao lado esquerdo do tórax.
  • Mesocárdia – este caso é uma anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração no meio do tórax.
  • Situs Inersus – este caso é uma anomalia, que como o próprio nome já diz, o coração nasce no local inverso, ou seja, do lado direito do tórax.

Geralmente o coração fica localizado na caixa torácica, tem uma leve inclinação para a direita e para baixo. Mas há pessoas que nascem com uma anomalia chamada Dextrocardio, que faz com que a pessoa nasça com o coração levemente inclinado para a esquerda e para baixo.

Como é constituído?

A parte musculosa do coração é conhecida como músculo cardíaco ou miocárdio. O nosso coração é dividido em quatro partes ou cavidades, na parte superior temos os átrios, que são divididos em átrio esquerdo e direito. Já na parte inferior temos os ventrículos, que são divididos em ventrículo esquerdo e direito.

Na metade do lado direito do coração só circula o sangue venoso, e na metade do lado esquerdo o sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades do coração é controlada pelas válvulas. Estas, servem também de meio de comunicação entre os átrios e os ventrículos. O coração é separado pelo septo muscular, que divide o lado esquerdo do direito.

As veias responsáveis pela entrada do sangue no coração são chamadas de veia cava superior (que é responsável pelo fluxo de sangue que vem da cabeça e membros superiores) e veia cava inferior (que é responsável por trazer o sangue do abdômen e dos membros inferiores.

As camadas do coração

O coração possui algumas camadas, cada uma delas possui uma função. A primeira delas é o pericárdio, este é um saco membranoso que é composto por duas camadas, o miocárdio, que é a camada muscular média e espessa, este é responsável pelo bombeamento cardíaco e o endocárdio, que é uma membrana que reveste o interior do coração, este entra em contato com o sangue. Entre essas duas últimas camadas há um espaço que contém um líquido seroso que é responsável pela lubrificação do coração, protegendo-o de possíveis traumas e atritos.

Do lado externo do coração temos ainda a circulação coronariana, que é formada pelas artérias e veias coronárias. As artérias são originárias da aorta, elas levam o sangue oxigenado para toda a musculatura do coração.


Reportar erro