O Dia do santo São José

Acolhedor de Maria e muito trabalhador, José é tido como o padroeiro das famílias e dos trabalhadores. Além de ter sido escolhido como pai adotivo de Jesus


“Deus cumula de bens”, este é o significado em hebreu para a palavra José e é exatamente esta importância que a Igreja Católica confere à José, o pai adotivo de Jesus Cristo e esposo de Maria. Isso porque, de acordo com as passagens bíblicas ele teria sido um homem exemplar: trabalhador, cheio de fé e protetor de sua família. Por esta razões, tornou-se venerado como padroeiro universal não só por esta igreja, mas também pela Anglicana e a Ortodoxa. Para celebrar sua memória foi escolhido o dia 19 de março, data em que as instituições religiosas preparam uma programação especial.

Quem foi São José segundo a Bíblia?

São escassas as informações sobre José na Bíblia, porém nas partes em que ele era mencionado sempre era tratado como um homem fiel, compromissado, repleto de fé e trabalhador. Esposo de Maria, José foi escolhido para ser o pai adotivo de Jesus Cristo na terra. Carpinteiro de Nazaré, ainda ensinou para o filho os ofícios da profissão. Por isso é conhecido como o padroeiro dos trabalhadores.

No livro de Mateus, mostra como José reagiu a gravidez inesperada de Maria. “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24). Por esta prontidão, ele também foi indicado como padroeiro das famílias. Atualmente, é aclamado pelos fieis como um importante intercessor das preces dos católicos.

O Dia do santo São José

Foto: Wikimedia Commons

Comemorações em homenagem ao santo

As igrejas que vêm São José como padroeiro preparam programações para o dia 19 de março. Missas são realizadas em homenagem ao santo e algumas instituições religiosas realizam procissões à sua memória. Algumas festividades podem contar com atendimento de confissões e até mesmo shows para o publico em geral.

Curiosidade: simpatia para conseguir alcançar objetivos

Algumas simpatias são criadas pelos fieis e disseminadas ao longo do tempo. E assim como há em nome de outros santos, existem algumas ligadas à São José. Um bom exemplo é a que tem como finalidade conseguir atingir determinados objetivos na vida, que podem ter relação com relacionamentos, trabalho, educacional etc.

Para tanto, é necessário que o simpatizante pense em várias frutas e as escreva em papéis picados. Dobrar os escritos e depositá-los em uma caixa. Em seguida, deve-se puxar um papel e a fruta sorteada precisa ser retirada da alimentação por um ano. Vale ressaltar que segundo a tradição não pode ser consumido nenhum alimento que contenha a fruta na composição. Assim que o fiel conseguir alcançar o objetivo, ele precisa fazer uma oração em agradecimento ao santo.


Reportar erro