O novo sistema solar descoberto pela Nasa cujos planetas parecem com a Terra

Quanto mais a ciência evolui, mais ela nos surpreende com suas descobertas. A mais recente foi divulgada pela NASA, a Agência Espacial Americana, na qual sete planetas bem parecidos com a Terra foram encontrados.

Em pouco tempo, a revelação estava estampada nos principais jornais e nas redes sociais do mundo inteiro. Na verdade, a notícia reascendeu o antigo debate se é possível existir vida fora do nosso planeta. Segundo os cientistas, três dos sete podem ter água na superfície, o que aumentam as chances de algumas formas de vida se desenvolverem. Descubra outras curiosidades sobre essa descoberta fantástica!

1. O nome do sistema solar recém-descoberto é ‘Trappist-1’ e ele conta com sete planetas (além do seu sol) e são bem parecidos com a Terra.

O novo sistema solar descoberto pela Nasa cujos planetas parecem com a Terra

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

2. A distância que estamos deles é de 40 anos luz. Mas não pense que o cálculo para saber quanto tempo demoraríamos para chegar lá é simples. Com a tecnologia que temos atualmente, demoraríamos cerca de 300 mil anos para pisarmos em um dos planetas do Trappist-1.

3. Esse sistema solar descoberto pela Nasa não é novo. A tecnologia para descobri-lo é que é. O Trappist-1 deve ter, em média, 500 milhões de anos de existência.

4. Os cientistas querem saber se neles há a presença de atmosfera, pois somente ela é capaz de equilibrar as temperaturas e criar condições para existir água em formato líquido.

O novo sistema solar descoberto pela Nasa cujos planetas parecem com a Terra

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

5. Esses planetas são muito parecidos com a Terra. Entretanto, os cientistas acreditam que eles não tenham variações de temperaturas e iluminação como no nosso planeta. Ou seja, é muito provável que uma parte deles seja sempre dia e, na outra, sempre noite.

6. Esses planetas estão muito próximos entre si. Os pesquisadores acreditam que da superfície de cada um deles é possível enxergar o outro com riqueza de detalhes. Assim como acontece em menor grau com a lua vista da Terra.

7. A luz desse novo sistema solar é infravermelha, ou seja, se existir vida nele, os habitantes seriam bem diferentes de nós, pois eles precisariam enxergar sob essas condições. Além disso, toda a vegetação precisaria ser na tonalidade vermelha para poder realizar a fotossíntese.

8. Dos sete planetas encontrados no Trappist-1 três são considerados habitáveis.

9. Os estudiosos já descobriram que existem pelo menos três sistemas solares parecidos com o nosso. Mas as chances de existirem outros milhares são enormes! Isso porque estima-se que para cada estrela que existe há a formação de pelo menos dois planetas rochosos. Somente na Via Láctea há 100 bilhões delas, ou seja, são infinitas possibilidades.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.