O planeta Netuno

Dentre os oito planetas que participam do Sistema Solar, Netuno é o oitavo, ou seja, o que se encontra mais longe do Sol. É…


Dentre os oito planetas que participam do Sistema Solar, Netuno é o oitavo, ou seja, o que se encontra mais longe do Sol. É conhecido como “planeta azul” por sua grande coloração azulada devida ao gás metano concentrado que lá existe. Uma marca característica de Netuno é a Grande Mancha Escura, que equivale ao tamanho da Terra. O planeta possui uma órbita muito extensa, o que faz seu movimento de translação (descolar-se em torno do Sol) ser o mais lento entre os demais planetas do Sistema Solar. Até hoje, 13 Luas/satélites naturais foram identificados em Netuno, sendo os mais importantes Nereida e Tristão.

O planeta Netuno

Foto: Reprodução

Descoberta

Netuno foi descoberto por Urbain Lê Verrier e John Couch Adams, ambos astrônomos, em 26 de Setembro de 1846. A descoberta ocorreu através de cálculos matemáticos realizados pelos astrônomos, que analisavam ocorrências gravitacionais em Urano, o planeta mais próximo de Netuno. Em 1989 a sonda espacial Voyager 2 foi enviada para que se pudesse obter mais informações sobre o planeta.

Características

  • Pelo maior tempo despendido em realizar os movimentos astronômicos, um dia em Netuno equivale a 164 anos terrestres. O movimento de rotação (deslocar-se em volta de si próprio) leva 16 horas terrestres para ser realizado.
  • A superfície de Netuno é de 7,65×109 km².
  • Em massa, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar (1,024×1026 kg).
  • Netuno possui um pequeno sistema de anéis, contendo cinco anéis principais e possui um fragmentado.
  • Em diâmetro, é o quarto maior planeta do Sistema Solar, possuindo 49572 km.
  • Sua atmosfera é formada em grande parte por água, metano, hélio, hidrogênio e amônia. No entanto, encontra-se em seu interior grande quantidade de gelo e rochas, sendo a maior parte de sua formação.
  • Os ventos em Netuno são mais fortes do que em qualquer outro planeta do Sistema Solar, e podem chegar a até 2.000 km/h.
  • Por ser o planeta mais distante do Sol em todo o Sistema Solar, Netuno é também um dos mais frios. Em sua superfície a temperatura média é em torno de -210°C. Porém, o centro do planeta é quente, atingindo até 7.000°C, assemelhando-se às temperaturas da superfície solar.

Reportar erro