A teoria da comunicação postula que, nas situações de comunicação, alguns elementos sempre são identificados. Todas as vezes que nós nos comunicamos com outra pessoa, nós temos um objetivo e utilizamos vários códigos que representam os nossos pensamentos, desejos e sentimentos.
Toda comunicação tem a finalidade de transmitir uma mensagem e pressupõe, necessariamente, a interação de seis fatores.
Os processos de comunicação
Comunicar é utilizar qualquer meio – que pode ser por telefone, e-mail, redes sociais, escrita, gestos etc. – para transmitir um pensamento de pessoa para pessoa, mantendo, tanto quanto possível, a sua intenção original. Desta maneira, comunicar é uma busca de contato e entendimento.
Segundo a teoria do pensador russo Roman Jakobson, a comunicação pressupõe a interações dos seguintes fatores: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente.
Emissor ou destinador
O emissor, também denominado destinador, é aquele que envia, emite a mensagem, seja pela palavra oral ou escrita, desenhos, gestos, expressões etc. O emissor pode ser um indivíduo apenas ou um grupo, uma instituição ou uma organização informativa (como rádio ou TV).
Receptor ou destinatário
O receptor, também denominado destinatário, é quem recebe a mensagem (lê, ouve, vê). Também pode ser um indivíduo, um grupo ou um animal, como, por exemplo, um cão.
Canal
O canal de comunicação é o meio físico ou virtual que assegura a circulação da mensagem. Deve ser escolhido cuidadosamente, garantindo o contato entre emissor e destinatário, assegurando o êxito da comunicação. Alguns exemplos de canais são os jornais, revistas, livros, telefone, rádio, internet etc.
Mensagem
A mensagem é o objeto da comunicação, sendo formada pelo conteúdo daquilo que se deseja comunicar, transmitir. A mensagem pode ser virtual, auditiva, visual e audiovisual.
Código
O código é a maneira pela qual a mensagem se organiza, sendo formado por um conjunto de sinais estruturados que podem ser verbais ou não-verbais. São organizados de acordo com determinadas regras e cada elemento possui um significado em relação aos demais.
O código deve ser de conhecimento do emissor e do receptor, podendo ser a língua oral ou escrita, gestos, sons, código Morse etc.
Referente
É o contexto no qual se encontram o emissor e o destinatário da mensagem. O referente pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o emissor da mensagem, nos aspectos do mundo textual do objeto da comunicação.