O que é a campanha do Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha que movimenta todo o mundo. Anualmente, o mês que leva o nome do ato é dedicado para alertar as pessoas sobre o câncer de mama


Outubro Rosa é uma campanha que movimenta todo o mundo. Anualmente, o mês que leva o nome do ato é dedicado para conscientizar e alertar as pessoas, principalmente mulheres, sobre o câncer de mama.

A cor usada na campanha remete ao lancinho rosa que foi distribuído no final da década 20 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O símbolo foi dado aos participantes do que seria a primeira Corrida pela Cura, que aconteceu na cidade de Nova Iorque em 1990 e, desde então, ocorre de forma anual.

O que é a campanha do Outubro Rosa

Foto: depositphotos

A ação busca iluminar diversos lugares com as cores do projeto. Desde praças, pontes, prédios e pontos turísticos, como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade ou o Cristo Redentor que aderem à iluminação rosa em prol da campanha.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Mas, se descoberto a tempo, pode ser tratado e curado.

Por isso, a campanha busca conscientizar as mulheres da importância do autoexame e esclarecer as principais dúvidas e mitos que envolvem a enfermidade.

Objetivo do Outubro Rosa

O Outubro Rosa busca levar o debate do câncer de mama à tona. O principal objetivo é conscientizar as mulheres da importância da realização do exame, fatores de riscos e divulgar informações gerais para a população como um todo.

É importante que todas as mulheres, independente da idade, conheçam o seu corpo e saibam identificar quando houver algo de diferente nele, principalmente nas mamas.

Palestras, panfletagens, exames, debates, entre outros são as formas que o Outubro Rosa usa para conseguir conversas e conscientizar a população sobre a doença.

A campanha tem um calendário com atividade diárias em diversas cidades do país. O Outubro Rosa leva para vários bairros das cidades, principalmente aqueles mais carentes, exames de mamografia de forma gratuita.


Reportar erro