O que é CobiT 4.0 e para que ele serve

O CobiT é um produto que surgiu a partir de longos anos de pesquisa realizadas em cooperação entre especialistas, a nível mundial, na área de TI e negócios


Criado com a intenção de suprir as empresas com informações sobre clientes, mercado, produtos, ramo de atuação, além de outros dados de relevância para gestores, o CobiT (Control Objectives for Information and related Technology) é considerada uma verdadeira revolução. Lembrando que ele também é capaz de reduzir os riscos envolvidos.

Mantido por uma associação internacional, conhecida como Isaca, a ferramenta oferece uma gama de possibilidades para gerenciar os departamentos de Tecnologia de Informação das empresas, além de ajudar os conselhos diretores, executivos e gerentes. Tudo isso é possível através de quatro campos: Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Dar Suporte e Monitorar e Avaliar.

O CobiT é um produto que surgiu a partir de longos anos de pesquisa realizadas em cooperação entre especialistas, a nível mundial, na área de TI e negócios. A ferramenta também é utilizada para cumprimento das disposições da lei Sarbanes-Oxley (SOX), que cria mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, evitando riscos, fraudes ou identificá-los quando ocorrerem.

O que é CobiT 4.0 e para que ele serve

Foto: deposiphotos

Atualização do CobiT

A medida que a ferramenta vai dominando o mercado, se faz necessário que ela passe por frequentes atualizações. Isso acaba garantindo ainda mais subsídios para as empresas que dependem dela para gerir suas práticas rotineiras. Sendo assim, foi apresentado o CobiT 4.0.

Essa nova atualização apresenta enfoque em negócios para abordar as responsabilidades em evolução dos conselhos e funcionários. Para os especialistas no sistema, essa é a grande atualização pela qual o CobiT passou desde o lançamento da terceira edição do COBIT, que ocorreu no ano de 2000. O COBIT 4.0 substitui os componentes da terceira edição: Sumário Executivo, Estrutura, Objetivos de Controle e Diretrizes de Administração.

Na atualização, o CobiT 4.0 inclui orientação para conselhos diretores e todos os níveis de administração. Isso só é capaz graças a área que ele abrange: visão geral, estrutura, conteúdo central e anexos. Esta última parte, porém, é subdividida em 34 outras partes, oferecendo uma completa visão sobre a administração da empresa.

A grosso modo, há uma interação entre os escalões superiores, oferecendo suporte para os requisitos de governança de TI. O resultado de tudo isso é poder otimizar os investimentos. Vale ressaltar que a introdução do COBIT 4.0 não invalida os trabalhos realizados com a terceira edição, mais possibilita que os trabalhou feito a partir do seu auxílio sejam melhorados.


Informar erro