O que é Conhecimento Geográfico?

Os objetos de estudo que dão vida ao conhecimento geográfico vão desde a geologia até os seguimentos sociais e a interação da população com o meio


A definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre a própria geografia é que ela é tida como uma “ciência que estuda a superfície da Terra” e que “descreve e analisa como os fenômenos físicos, biológicos e humanos variam no espaço”.

Os resultados dos estudos feitos através desse meio recebem o nome de conhecimento geográfico e basicamente refletem no entendimento de situações atuais como consequências de processos anteriores.

Os objetos de estudo que dão vida a essas compreensões vão desde a geologia até os seguimentos sociais e a interação da população com o meio.

O que é Conhecimento Geográfico?

Foto: Pixabay

Conteúdos que englobam o conhecimento geográfico

Os espaços territoriais habitados ou não pelo homem estarão sempre em processos de transformação, que podem ser naturais ou através de ações humanas.

Esta relação que promove mudanças ambientais e estruturais de lugares, bem como o próprio meio, são os temas que compõem a geografia e consequentemente o conhecimento geográfico.

Assim também há a possibilidade de incluir como objeto de estudo e pesquisa a forma como o espaço é formado através das relações humanas.

Nessa linha de pensamento, pode-se dizer que o homem é produtor principal dessa zona. Entretanto, vale ressaltar que o espaço deve ser considerado como uma totalidade de interação de fatores naturais, sociais, econômicos e políticos.

Na verdade, essa interligação foi sendo montada com o tempo, mas cada perspectiva teve seu momento de inclusão no conceito geral.

A unidade território, por exemplo, tão utilizada em assuntos geográficos, foi introduzida no final do século XVIII como um lugar habitado por um espécie, que poderia ser vegetal ou animal, e que ali ocorriam mudanças relacionadas a seu habitante.

Mais tarde, vieram outras visões sobre o mesmo tema e foram conceitos somados a este já definido antes. Atualmente, território também se aplica a uma propriedade humana, que tem como figura central um Estado.

No ensino das escolas território é o lugar onde também abriga as diferentes culturas, crenças, etnias, visões políticas, pensamentos, entre outros. E todos esses pontos são responsáveis pela criação da identidade de determinada localidade.

A geografia nas escolas

Além de todos os conceitos já citados anteriormente, é importante que um estudante, seja ele do ensino fundamental ou médio, entenda sua importância no contexto das transformações dos meios.

Isso porque, ele como ser vivo, também é um agente que promove mudanças no espaço onde vive. Assim, deve haver em sala de aula não só o conteúdo teórico, mas uma reflexão sobre a atuação do próprio aluno como reflexo regional, nacional e até mundial.


Reportar erro