O que é e como surgiu o Prêmio Nobel?

A história do prêmio tem início com a morte do químico e industrial sueco Alfred Nobel, em 1896


Todos os anos, pessoas que se destacaram em importantes áreas são premiadas por uma das mais prestigiadas premiações internacionais do mundo: o Prêmio Nobel. Desde 1901, o Prêmio Nobel é concedido para destaques em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz.

Cada ganhador é premiado com uma medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e um montante em dinheiro.

A história do Prêmio Nobel

A história do prêmio tem início com a morte do químico e industrial sueco Alfred Nobel, em 1896. O inventor da dinamite nasceu em Estocolmo, Suécia, no dia 21 de outubro 1833 e faleceu de hemorragia cerebral em San Remo, Itália, em 10 de dezembro de 1896.

O que é e como surgiu o Prêmio Nobel?

Foto: depositphotos

Em seu testamento, Nobel indicava o seu desejo da criação de uma premiação que prestigiasse aqueles que, no futuro, servissem ao bem da humanidade.

O químico deixou a herança de 32 milhões de coroas suecas para a criação de uma instituição que seria a responsável pela administração da premiação: a Fundação Nobel, criada em 1900 e que atribuía cinco prêmios em distintas áreas: Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura (atribuídos por especialistas suecos) e Paz Mundial (atribuído por uma comissão do parlamento norueguês).

Já o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel foi criado em 1968, financiado pelo Banco Central da Suécia. Assim sendo, o Prêmio de Economia não possui relação com Alfred Nobel, não sendo pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas sim com o dinheiro público do banco central sueco.

A primeira cerimônia do Prêmio Nobel nos campos da Literatura, Física, Química e Fisiologia ou Medicina ocorreu no Conservatório Real de Estocolmo, em 1901; o Prêmio Nobel da Paz foi entregue em Oslo.

Anualmente, os prêmios são concedidos em uma cerimônia formal realizada em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, data do falecimento de Alfred Nobel. Entre 1901 e 2012, a premiação foi concedida 555 vezes a 856 pessoas e organizações.

Os prêmios Nobel

A Fundação Nobel não está envolvida na seleção dos vencedores do prêmio. Em outubro de cada ano, os nomes dos laureados são anunciados pelos diferentes comitês e instituições que realizam a escolha.

Os prêmios concedidos anualmente são os seguintes: Nobel de Física, decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia; Nobel de Química, decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia; Nobel de Fisiologia ou Medicina, decidido pelo Instituto Karolinska de Medicina; Nobel de Literatura, decidido pela Academia Sueca; e Nobel da Paz, decidido por um comitê designado pelo parlamento norueguês.

O Prêmio do Banco Central da Suécia de Economia em memória de Alfred Nobel, decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia, também é concedido todos os anos.


Reportar erro