O que entender por epílogo?

Epílogo é a denominação dada a uma parte final de um texto no qual é feito um resumo das ideias expostas. Saiba mais sobre o termo


Epílogo (do grego epílogos; epilogus, pelo latim) significa conclusão e é a denominação dada a uma parte final de um texto – uma obra literária ou dramática – no qual é feito um resumo final das ideias expostas. Geralmente é usado para relatar o desfecho dos acontecimentos, o destino final das personagens da história e as conclusões finais em dissertações.

O epílogo representa o contrário de prólogo e vem após o último capítulo do livro.

O epílogo nas obras

Geralmente, o epílogo é escrito pelo autor da obra, mas também pode ser enunciado por uma personagem principal ou observadora dos acontecimentos relatados. Trata-se do oposto do prólogo no discurso, podendo assumir a forma de um apêndice e é, frequentemente, dirigido diretamente ao leitor ou espectador. O prólogo é um esclarecimento, onde é contado algum fato que antecede a trama/história principal em questão. Assim sendo, o prólogo, que é a parte inicial do acontecimento, vem antes do 1º capítulo do livro; já o epílogo, vem depois do último capítulo.

imagem-de-palavras-escritas-em-livro

Nas obras literárias, o epílogo determina os últimos acontecimentos da história relatada e, nele, aparecerão todos os fatos que encerram a intriga, com a descrição do destino das personagens da história e outros fatos que possam complementar o sentido da ação.

Nas peças de teatro da antiguidade clássica e no seiscentista, e epílogo era a última cena, a última fala breve feita por um ator ou o último ato que encerra a ação principal. No cinema e na televisão, pode ocorrer a exibição de uma montagem de imagens ou curtos excertos de filme explicando brevemente o destino das personagens. Um exemplo de epílogo no cinema é que ocorre no longa-metragem intitulado “Quatro Casamentos e um Funeral”.

Devido à sua função de encerrar uma mensagem, o termo epílogo também ganhou um sentido figurado e pode ser utilizado para indicar um final, remate ou fecho de qualquer tipo.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas). 


Reportar erro