O que entender por especialização do trabalho. Entenda o assunto

O conceito de especialização do trabalho, ou especialização de tarefas, parte do princípio de que uma tarefa geral ou global pode ser subdividida em várias tarefas menores, com um número específico de etapas que serão realizadas por várias pessoas.

A especialização pode ser compreendida como uma maneira de dividir o trabalho, organizar tarefas, equipes e funções.

O conceito de especialização do trabalho

A especialização é uma consequência da divisão do trabalho, no qual várias pessoas e unidade desempenham tarefas diferentes. Assim, os funcionários de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada.

O que entender por especialização do trabalho. Entenda o assunto

Foto: depositphotos

No entanto, é preciso ressaltar que todas as tarefas especializadas não podem ser desempenhadas de maneira totalmente independente, uma vez que todas as unidades constituem uma organização maior, devendo existir algum grau de comunicação, coordenação e cooperação entre elas.

O conceito pode ser compreendido como o trabalho sendo dividido entre vários funcionários, e cada um deles se torna uma engrenagem de uma grande máquina. Essa ideia ficou muito forte durante o período da Revolução Industrial, com a criação das fábricas.

No final do século XIX e início do século XX, Frederick Winslow Taylor, o pai da Administração Científica, defendeu níveis elevados de especialização e padronização como meios de aumentar a produtividade das empresas. Porém, o excesso de especialização afetou os trabalhadores, gerando fadiga, tédio e estresse, refletindo na qualidade da produção.

A linha de montagem automotiva, onde cada funcionário desempenha a mesma tarefa repetidamente, é um excelente exemplo da especialização do trabalho e de tarefas.

Vantagens e desvantagens da especialização do trabalho

Atualmente, o conceito de especialização do trabalho é empregado para se descrever o grau em que as tarefas em uma empresa são subdivididas em funções diferentes. Confira a seguir a seguir as vantagens e desvantagens da especialização de tarefas:

Vantagens:

  • Permite ao funcionário tornar-se um especialista;
  • Pode levar ao aumento do alcance de controle dos níveis mais altos da hierarquia organizacional;
  • Facilita e reduz os custos de treinamento;
  • Permite a combinação dos funcionários com as tarefas baseadas com suas habilidades e interesses;
  • Facilita a criação e desenvolvimento de equipamentos e de ferramentas.

Desvantagens:

  • Menores chances de explorar sinergias entre tarefas, uma vez que a superespecialização pode alienar os funcionários quanto aos objetivos globais da empresa;
  • Menor flexibilidade para realocar funcionários para outras funções;
  • Tédio e insatisfação no trabalho por parte dos funcionários, o que pode provocar uma queda na produtividade;
  • Pode ocorrer também a miopia funcional, isto é, quando os empregados especializados tendem a focar em suas funções individuais.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.