O que existe dentro do sol?

No interior desse tão importante astro existem nada mais, nada menos que átomos de gases


Astro responsável pela iluminação natural do nosso sistema, o sol é um importante elemento na geografia do Planeta Terra. Sem ele, não seria possível existir vida na Terra. Assim, o sol surgiu e possibilitou que os dias não fossem completamente noites e, a partir daí, criou a possibilidade da existência de vida terrestre.

E… falando no sol, talvez muito já tenha se questionado sobre que tipo de matéria há dentro desse astro. Pois bem. Para entender, é simples. No interior desse tão importante astro existem nada mais, nada menos que átomos de gases, os quais estão sempre se chocando uns nos outros e desencadeando outros gases os quais todos acabam gerando energia no formato de luz e calor.

Reações nucleares

O que existe dentro do sol?

Foto: Depositphotos

São as reações nucleares as responsáveis pelo funcionamento do sol. Elas respondem pela transformação de hidrogênio em hélio. Inclusive, 92,1% da massa solar é composta justamente por hidrogênio. Todo o restante da massa solar é preenchida com hélio.

Em decorrência dessas reações nucleares é que o sol está constantemente queimando e gerando luz e calor. E isso tende a continuar por, pelo menos, cinco bilhões de anos.

E em caso de algum dia chegar a falta hidrogênio, a junção de hélio com metais pesados do núcleo do sol será a alternativa encontrada pelo núcleo solar, o que irá transformar o astro em uma imensa estrela vermelha que, muito provavelmente, irá devorar todo o nosso sistema.

Posteriormente a esse fenômeno, provavelmente depois de um trilhão de anos, afirma a ciência, o sol se esfriará por completo.


Reportar erro