O que são animais hematófagos? Conheça suas particularidades

Um animal hematófago é aquele que baseia sua alimentação no sangue de outros animais, seja sugando ou lambendo o líquido


Quando o assunto é alimentação animal, pode-se dividir esses seres vivos em várias categorias com relação ao tipo de alimento que estes ingerem. Por exemplo, os animais que consomem as plantas são chamados de herbívoros, os que se alimentam dos herbívoros são conhecidos como carnívoros.

Já quem se alimenta de planta e animais, como o ser humano, recebe o nome de onívoro. Há ainda os decompositores que se alimentam dos restos de animais já mortos.

Uma outra classificação que existe, mas que é menos conhecida é a hematofagia. Esta palavra refere-se ao hábito de se alimentar de sangue. Portanto, um animal hematófago é aquele que tem uma alimentação baseada em sangue de outros animais. Se você desconhece esta classificação ou apenas sabe da existência do morcego como exemplo de animais com esta definição, continue lendo este artigo do Estudo Prático.

As características dos animais hematófagos

O que são animais hematófagos? Conheça suas particularidades

Foto: depositphotos

Com o passar dos anos e as mudanças evolucionistas das espécies, vários animais passaram a apresentar comportamentos hematófagos. Algumas das espécies se alimentam de sangue de forma obrigatória, outras porém possuem este hábito de forma opcional. Os seres humanos, por exemplo, fazem parte do grupo opcional, tendo em vista que há culturas espalhadas no mundo onde é comum que a população consuma o sangue dos animais.

Já para os animais obrigatoriamente hematófagos, o sangue é a fonte primária e única de alimentação e nutrição. Neste líquido, os animais podem encontrar proteínas e lipídios. Além disso, o sangue é considerado um alimento de fácil assimilação. Por estas razões, os animais que possuem esta alimentação são bem diversificados e vão desde simples mosquitos, até a alguns pássaros. Vale destacar ainda que, enquanto alguns animais sugam o sangue, outros apenas lambem o sangue da presa.

Alguns dos animais hematófagos

  • Morcegos: Apesar de serem conhecidos como sugadores de sangue, apenas três das 1.100 espécies de morcegos são consideradas hematófagas. E eles não sugam o sangue, mas sim lambem este líquido;
  • Sanguessuga: Como o próprio nome revela, este animal suga o sangue de suas presas. Ele pode, inclusive, sugar quantidades bem superiores ao seu tamanho, tendo em vista que seu corpo feito de anéis se adapta ao tamanho necessário para não estourar;
  • Mosquitos: Além de sugar o sangue de outros animais, os mosquitos também são responsáveis por transmitir doenças para os seres vivos que viram suas presas. Por isso, são considerados os maiores causadores de morte do mundo, tendo em vista que podem passar para o organismo da presa doenças como dengue, malária, febre amarela etc;
  • Carrapatos: Assim como muitas espécies de hematófagos, os carrapatos possui uma substância em suas salivas que “adormecem” a região picada. São sugadores de sangue e também podem transmitir doenças aos animais que se tornam suas presas.

Informar erro