O que são bancos de dados geográficos?

Entenda o que são os bancos de dados e a diferença deles quando comparados aos bancos de dados geográficos. Confira


Os bancos de dados geográficos nada mais são do que bancos de informações totalmente preparados para o armazenamento de dados especiais. Também conhecidos como Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esse tipo de banco de dados tem como objetivo a manipulação de uma grande quantidade de informações de grande complexidade, como os mapas e imagens de satélite, por exemplo.

Bancos de dados

Os bancos de dados podem ser físicos ou virtuais. Exemplo: as enciclopédias, usadas algum tempo atrás para pesquisas escolares, são consideradas bancos de dados físicos. Para a área de geoprocessamentos, no entanto, o mais importante é o conceito especial de banco, ou ainda a base de dados relacional. Trata-se de um banco de dados no qual as informações são armazenadas em forma de tabelas que são relacionáveis entre si por meio de campos chaves.

É preciso, no entanto, ter um Sistema Gerenciador de Banco de Dados – SGBD –, como o MySQL, Oracle, PostgreSQL, entre outros.

O que são bancos de dados geográficos?

Foto: Reprodução/ internet

Função dos bancos de dados geográficos

Os bancos de dados geográficos, também conhecidos como Banco de dados Especial, diferem do mencionado acima, por suportar feições geométricas em suas tabelas. Isso permite a análise e a consulta espacial, ou seja, é possível, por meio desse banco de dados, calcular áreas, distâncias e centroides, além de gerar buffers e outras operações.

Quando são construídos bancos de dados geográficos, por exemplo, facilitando o seu entendimento, podemos citar algumas pesquisas que encontrarão resultados:

– Quais são as cidades vizinhas ao município de Curitiba?
– Quais municípios do Paraná fazem fronteira com Santa Catarina?
– Qual a distância entre São Paulo e Curitiba?
– Que quadras estão em um raio de um quilômetro em relação ao local onde ocorreu determinado assalto?

Essas questões não podem ser respondidas por um banco de dados convencional, pois não armazenam o componente espacial, tampouco relações de topologia, de forma que um BDG permitiria apenas a resposta das questões.

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Geográficos (SGBDG)

Alguns programas SGBD passaram a desenvolver, percebendo a importância desse segmento, extensões que fazem com que o software tenha características de um SGBDG, ou seja, de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Geográficos. Entre os livres, temos o PostgreSQL e o MySQL, enquanto o Oracle é proprietário.


Reportar erro