O que são os rastros brancos que alguns aviões fazem no céu?

Para as marcas brancas existirem, é preciso ter, pelo menos, 35°C negativos. Confira e entenda


Se você passa horas olhando para a beleza do azul do céu, para os incríveis desenhos que se formam nas nuvens ou para as lindas gaivotas que viajam em grupo sobre nossas cabeças, com certeza já deve ter reparado que quando alguns aviões passam acabam deixando um ou dois rastros brancos logos após as suas turbinas. Visualmente, este evento é bem bonito, mas poucas são as pessoas que sabem o porquê que isso ocorre.

Vale ressaltar também que não é sempre que isto acontece. Por esta razão, a curiosidade é ainda maior, tendo em vista que enquanto algumas aeronaves deixam os rastros bem visíveis, outras passam e não fazem o mesmo efeito. Então, fica este questionamento.

Por que alguns aviões deixam os rastros brancos no céu?

Temperatura, altura e umidade. Estas são três das características primordiais que precisam existir para que o avião consiga deixar o rastro no céu, sem as medidas corretas destes aspectos não há a possibilidade das marcas brancas aparecerem. Por exemplo, todo avião possui turbinas que escoam vapor d’água quando as aeronaves estão em movimento, e são esses vapores que congelam na atmosfera e formam os cristais de gelo. Estes elementos, vistos daqui da Terra, parecem linhas suspensas.

O que são os rastros brancos que alguns aviões fazem no céu?

Foto: Pixabay

Mas, se todos os aviões liberam estes vapores por que apenas alguns deixam os rastros? Para responder esta pergunta, voltamos para as três características do início, isto é, a temperatura, altura e umidade do ar. Para as marcas brancas existirem, é preciso ter, pelo menos, 35°C negativos. Esta temperatura, por sua vez, só está disponível a 10 km de altura nas zonas temperadas ou equatoriais, ou a 5 km em regiões mais frias. Também é necessário que a umidade do ar esteja com 65%.

Contudo, nada adianta ter todas estas condições climáticas se o céu não estiver com poucas nuvens. Isto porque, as marcas brancas só podem ser visualizadas se estiverem no céu azul limpo. Caso o contrário, serão camufladas pelas nuvens também brancas.

Duração dos rastros brancos no céu

Na maioria das vezes, os rastros são formados e em poucos minutos vão sumindo. Este processo é devido ao descongelamento dos cristais, que vão desfazendo o caminho das marcas. Todavia, existem casos que duram horas, mas só ocorrem quando no céu já existem cristais formados e que se unem aos de origem dos aviões.


Reportar erro