, ,

‘O som dos grilos poderá tornar-se uma coisa do passado’, afirma estudo

Um grande desequilíbrio natural está prestes a acontecer na Europa. Cientistas europeus afirmam que possivelmente em breve a existência dos grilos será apenas uma lembrança.

A Europa abriga mais de mil espécies diferentes de gafanhotos e grilos. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), os grilos são o grupo de insetos que mais sofre ameaça no continente. O habitat da espécie está ameaçado, principalmente, devido ao desenvolvimento do turismo na região, incêndios florestais e agricultura intensiva.

A extinção dos grilos seria uma grande ameça à cadeia alimentar, consequentemente geraria um desequilíbrio natural, já que o tipo de inseto é uma importante fonte de alimento para diversas aves e répteis.

'O som dos grilos poderá tornar-se uma coisa do passado', afirma estudo

Foto: depositphotos

Segundo o diretor-adjunto do Programa Global de Espécies da UICN, Jean-Christophe Vié, algo precisa ser feito para proteger e restaurar o habitat dos grilos. “Se não agirmos agora, o som dos grilos nas pastagens europeias poderá tornar-se uma coisa do passado”, revelou em entrevista publicada pela BBC News.

O presidente da conservação de invertebrados sub-comité IUCN e principal autor da avaliação que envolveu mais de 150 cientistas, Axel Hochkirch, pontuou sobre os malefícios para a biodiversidade do planeta. “Se nós perdermos gafanhotos e outros Orthoptera como grilos e esperança, perderemos diversidade. Eles são indicadores muito bons da biodiversidade em ecossistemas abertos.”

A maior preocupação dos cientistas é com espécies que ocupam pequenas áreas, como o gafanhoto Crau, que vive apenas no sul da França. Mas outras populações também estão começando a se perder devido a incêndios florestais, particularmente na Grécia e nas Ilhas Canárias.

“Os resultados desta ‘lista vermelha’ são profundamente preocupantes”, disse o diretor do Escritório Regional Europeu da UICN, Luc Bas. Este mesmo relatório aconselha a criação de um programa de supervisionamento em toda a Europa para obter informações sobre as tendências demográficas.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.