O texto rascunho: apoio para organizar ideias antes de escrever

A escrita de um texto é um processo que se inicia com a elaboração da organização das ideias presentes em nossa mente. Saiba mais sobre o rascunho.


A escrita de um texto é um processo que se inicia com a elaboração da organização das ideias presentes em nossa mente. É a fase denominada como rascunho, indispensável na produção de uma boa redação.

Escrever um rascunho ajuda a organizar as ideias no papel e serve para que o autor do texto faça uma leitura crítica de sua própria escrita, a fim de fazer as devidas alterações para melhorar a qualidade do texto final.

Finalidade do rascunho

Todo processo de construção textual se inicia com a organização das ideias, o que é feito por meio do texto denominado rascunho. Este tipo de texto é utilizado não apenas por candidatos durante a prova de redação, por exemplo, mas também por todos aqueles que trabalham diretamente com a escrita, como os grandes e bons escritores.

Ao escrever um rascunho, o autor do texto também se comporta como um leitor crítico e, assim, poderá fazer as alterações que julgar serem necessárias para melhorar a qualidade de sua produção textual. A leitura crítica é muito importante, pois de nada adianta fazer um rascunho e passar a limpo sem passar por esta etapa.

O texto rascunho: apoio para organizar ideias antes de escrever

Foto: Reprodução/ internet

Um bom rascunho é o primeiro passo para a produção de um bom texto e, para isto, é necessário que o autor treine e se dedique, escrevendo várias vezes até adquirir o hábito.

Principais passos para a produção de um rascunho

1) Primeiramente, você deverá pensar e avaliar sobre a proposta de redação, pois a produção de um bom texto depende diretamente disto.
2) Após a proposta da redação ser bem compreendida, você deve anotar, em forma de lista, as ideias que forem surgindo acerca daquele assunto. Nesta fase, não se preocupe em relacionar uma ideia à outra, apenas anote tudo o que vier à mente para não esquecer os pontos de vista3) Leia as anotações e, caso você tenha poucas delas, faça uma relação de sentido entre elas para determinar o objetivo do seu texto. Caso você tenha muitas anotações, determine o objetivo do seu texto e vá excluindo as ideias que não se relacionam a ele. Posteriormente, faça uma nova lista apenas com as ideias que te ajudarão a alcançar o seu objetivo.
4) Determine o início, meio e fim da sua redação, agrupando as suas ideias a cada parte do texto.
5) Produza a primeira versão do seu texto: transforme a lista de ideias em parágrafos, lembrando-se de obedecer às regras de pontuação, concordância, sintaxe, acentuação, coerência, coesão etc.
6) Leia o texto produzido – que é o rascunho – e verifique se está dentro da proposta de redação e se conduz ao seu objetivo. Se não estiver, pode ser que você tenha que começar a redação novamente.
7) Faça as correções necessárias e o passe o texto a limpo.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)


Reportar erro