Oceanografia

Desde as primeiras viagens pelos oceanos, foi necessário conhecer o meio marítimo devido ao comércio e a exploração de novas terras. Com essa necessidade,…


Desde as primeiras viagens pelos oceanos, foi necessário conhecer o meio marítimo devido ao comércio e a exploração de novas terras. Com essa necessidade, foi desenvolvida a Oceanografia, que é uma ciência que estuda especialmente a vida marítima.

Oceanografia

Foto: Reprodução

Graças a essa ciência, o desenvolvimento de novas tecnologias para o estudo marítimo tem sido cada vez maior, possibilitando a criação novos meios de estudo e ampliando o conhecimento da vida marinha e de seus processos.

História da Oceanografia:

  • Em 150, Ptolomeu dividiu o globo terrestre em 360 graus – de longitude e latitude – e essas coordenadas são usadas para navegações.
  • Entre 673 e 735, o monge Bede descreveu a influência da lua sobre marés.
  • Em 1725 foi publicado por Luigi Marsigli o Histoire Physique de la Mer, primeiro livro sobre Oceanografia.
  • Entre 1839 e 1843, foi feito o primeiro cruzeiro oceanógrafo, por Charles Dawin.
  • Em 1902, V. Walfrid Ekman explica matematicamente a ligação entre a direção dos ventos e as correntes do oceano.
  • Em 1912, Alfred Wegener explica a mobilidade dos continentes, através de sua teoria.
  • Em 920, Alexander Behm captou o eco de ondas de som, o que depois ajudou no desenvolvimento de ecosondas.
  • Em 1934, William Beebe e Oris Barton descem 923 metros de profundidade numa batisfera, sendo a primeira vez a observarem a vida marinha onde não existe luz.

O que um oceanógrafo faz?

Estuda os processos que ocorrem no ambiente e todos os organismos vivos. Esse profissional é qualificado em analise dos ambientes e pode fazer projetos para a melhoria ou preservação dos ambientes costeiros. No Brasil, essa profissão só foi reconhecida no ano de 2008.

Quais são as áreas da Oceanografia?

– Oceanografia Física: estuda os processos físicos do oceano – marés, ondas, correntes marítimas, massas de água, etc. -, em toda atmosfera e litosfera. Usa modelos hidrodinâmicos para o estudo. Junto com a meteorologia, estuda o a dinâmica climática, compreendendo fenômenos naturais como o El Niño.

– Oceanografia Química: estuda os compostos químicos existentes na água e a geoquímica dos oceanos. Quando há poluição em mares ela é a responsável de recuperar o ambiente e de analisar o comportamento de metais, óleos e elementos transmitidos por a cadeia alimentar.

– Oceanografia Biológica: estuda a biodiversidade e a ecologia do ambiente marinho, procurando entender como funciona o oceano e seus organismos. Os organismos marinhos se dividem em plâncton – organismos que dependem de corrente marinha para se deslocarem –, nécton – organismos que não dependem de corrente matinha para se deslocarem – e bentos – organismos que vivem no substrato.

– Oceanografia Geológica: estuda a geologia do oceano, como sedimentação marinha, gênese e exploração de petróleo e outros recursos marinhos.


Reportar erro