‘Old Tjikko’: a árvore mais antiga do mundo

“Old Tjikko”. Esse é o nome do arbusto mais antigo existente no Planeta. O mesmo possui 9.500 anos


Você já parou para pensar sobre qual será a árvore mais antiga do mundo? Ao imaginar esse assunto, o que vem a sua cabeça? Bom, certamente você logo visualiza um imenso arbusto situado em uma imensa florestas de árvores altas e troncos gigantescos. Entretanto, não é bem em um cenário assim em que está situada a árvore mais “idosa” dos Planeta.

Origem norueguesa

“Old Tjikko”. Esse é o nome do arbusto mais antigo existente no mundo. O mesmo trata-se de um abeto vermelho norueguês que está situado na província de Dalarna, na Suécia, o qual possui nada mais, nada menos que 9.500 anos de idade.

O professor de geografia física Kullman, da Universidade de Umeå, foi o responsável por precisar a idade deste vegetal. Tal descoberta ocorreu em 2004, e foi possível graças a utilização de carbono 14.

 'Old Tjikko': a árvore mais antiga do mundo

Foto: Leif Kullman

Histórico

Foi durante a era do gelo que o nível das águas marítimas estavam 120 metros mais baixas do que o atual período e do hoje é o Mar do Norte, na área entre a Noruega e a Inglaterra, que existia uma floresta da qual o abeto vermelho de mais de 9 mil anos fazia parte.

Conforme explicação do professor Kullman, a extensa idade da planta deve-se ao potencial da mesma de realizar uma espécie de “clonagem” própria.

Segundo ele, os troncos e caules desta árvore possuem vida útil superior a 600 anos. Sempre que um caule morre, por exemplo, um novo brota a partir da mesma raiz. E, assim, a planta acaba nunca morrendo.


Reportar erro