Olimpíada de matemática premiará 6,5 mil alunos de escolas públicas

A 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) premiou, na edição 2016, 6.502 alunos de todo o País. Nesta temporada, a competição chegou a 5.544 cidades, o que corresponde a 99,6% do total de municípios brasileiros.

No total, 18 milhões de estudantes participaram da Olimpíada este ano. Dos 913.889 alunos do sexto ao nono ano e do ensino médio classificados para a segunda fase, 501 foram medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.501 de bronze. A Obmep entregará menções honrosas a 42.482 estudantes.

Minas Gerais foi o estado que teve o maior número de alunos premiados (1.585), seguido por São Paulo (1.222), Paraná (429), Rio de Janeiro (366) e Rio Grande do Sul (348). As cerimônias de entrega dos prêmios serão realizadas em 2017, em datas ainda por definir.

Olimpíada de matemática premiará 6,5 mil alunos de escolas públicas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Obmep

Lançada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é a maior olimpíada estudantil do País e tem como metas estimular o estudo da matemática e revelar talentos. A partir de 2017, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição aberta a todos os estudantes a partir do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, incluindo universitários, será integrada à Obmep nas duas primeiras fases da competição.

A mudança não afetará a participação das escolas públicas, uma vez que não será alterado o número de medalhas entregue a estudantes de instituições públicas de ensino. A integração das duas olimpíadas numa única competição tem por objetivo racionalizar custos e aumentar a participação de estudantes de escolas privadas.

A Obmep foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que a realiza com recursos dos Ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

*Do Portal Brasil
Com adaptações