Organelas celulares

As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade, produzem…


As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade, produzem as características de vida associadas às células. Em uma célula animal eucariótica existem três componentes básicos, a saber: membrana plasmática (também conhecida como plasmalema, membrana celular ou membrana citoplasmática), citoplasma e material genético (DNA). Neste artigo, iremos conhecer mais acerca das organelas de uma célula animal e suas respectivas funções.

Organelas celulares

Foto: Reprodução

As organelas de uma célula animal e as funções

Confira a seguir quais são as organelas de uma célula animal e as suas respectivas funções:

Citoesqueleto

Possuem filamentos protéicos, como microtúbulos, responsáveis por dar forma à célula. Além disso, participa do transporte de substâncias.

Ribossomos

São formados a partir do RNA ribossômico e são responsáveis pela produção de proteínas. Os ribossomos podem ser encontrados ou aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso, ou livres.

Retículo endoplasmático rugoso (RER)

Por apresentar ribossomos ligados à sua membrana externa, o RER também é responsável pela síntese proteica, mas a maioria das proteínas será secretada.

Retículo endoplasmático liso (REL)

Dentre as várias funções deste retículo, destaca-se a síntese de lipídeos como fosfolipídeos, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).

Complexo de Golgi

Localiza-se próximo ao núcleo celular e é formado por sáculos achatados e vesículas. É a organela responsável pela secreção celular.

Lisossomos

Originários do aparelho de Golgi, os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Estas organelas são as responsáveis pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode destruir uma célula por autodigestão.

Mitocôndrias

Encontradas em quase todas as células eucariotas, incluindo animais, plantas, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos, estas organelas possuem material genético próprio. A função das mitocôndrias é produzir energia (ATP) a partir de processos metabólicos.

Cloroplastos

Organelas presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes, os cloroplastos são responsáveis pela produção fotossintética dos carboidratos.

Peroxissomos

Estas organelas são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas e, além das enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, eles possuem grande quantidade da enzima denominada catalase.

Centríolos

Os centríolos não são envolvidos por membrana, atuam no processo de divisão celular e também estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.


Reportar erro