Os leites dos animais e suas diferenças

Nível de proteína, calorias, gorduras e minerais constituem os principais aspectos responsáveis por tornar diferente cada tipo de leite dos animais


O reino animal apresenta uma série de diferenças e especificidades entre cada uma das espécies que o integram. Seja cor, tipo de pele, tamanho, habitat, tipo de alimentação entre outras inúmeras características próprias de cada tipo de bicho.

Mas, uma das diferenças existentes entre os pets das mais variadas espécies diz respeito ao tipo de leite de cada animal. Além, claro, das especificidades existentes entre cada um desses líquidos de tais bichos.

As diferenças mais comuns entre os leites de animais

Nível de proteína, calorias, gorduras e minerais constituem os principais aspectos responsáveis por tornar diferente cada tipo de leite dos animais. É importante atentar, inclusive, que apesar dos mamíferos terem o consumo liberado do leite de espécies que não fazem parte desse grupo, o líquido materno próprio da espécie é dotado dos principais nutrientes necessários para o crescimento saudável dos animais desse grupo.

Por exemplo, o leite gerado pela baleia é fonte de gordura, uma vez que os filhotes dessa espécie necessitam engordar de forma acelerada e, além disso, devido o leite ter a necessidade de passar pelas águas marítimas sem se dissolver.

Benefícios para os humanos

Há diversos tipos de leites de animais mamíferos dotados da capacidade de promover efeitos benéficos para a saúde dos humanos. Exemplo disso é o leite de égua, o qual pode ser usado no tratamento de doenças alérgicas e metabólicas, além de úlceras, aftas e tuberculose.

É importante ressaltar ainda que tal líquido pode ser indicado como substituição ao leite materno para alimentar bebês prematuros.

Os leites dos animais e suas diferenças

Foto: Pixabay

O leite de cada espécie animal

Muitas pessoas esquecem a grande quantidade de animais mamíferos que existem no Planeta, e, quando se fala em leite de animais, lembra-se apenas do gerado por vacas, cabras e éguas. Todavia, há inúmeras espécies nesse grupo dotadas da capacidade da produção de leite.

Confira a seguir algumas dessas, incluindo os humanos, e as propriedades do leite de cada uma.:

Homem

Proteínas: 2 g
Minerais: 0,4 g
Gordura: 12,4 g
Nível calórico: 137,4 kcal

Elefante

Proteínas: 8,4 g
Minerais: 1,4 g
Gordura: 30,2 g
Nível calórico: 242 kcal

Gato

Proteínas: 20,2 g
Minerais: 1 g
Gordura: 14,2 g
Nível calórico: 318 kcal

Baleia

Proteínas: 27,2 g
Minerais: 3,2 g
Gordura: 69,6 g
Nível calórico: 852 kcal

Urso-polar

Proteínas: 20,4 g
Minerais: 2,4 g
Gordura: 62 g
Nível calórico: 770 kcal

Cavalo

Proteínas: 4,2 g
Minerais: 1 g
Gordura: 3,2 g
Nível calórico: 96 kcal

Rato

Proteínas: 22,6 g
Minerais: 3 g
Gordura: 29,6 g
Nível calórico: 268 kcal


Reportar erro