Os principais escritores literários africanos

A literatura africana reflete a história do continente tão rico e diversificado. Conheça alguns dos escritores literários africanos consagrados


A cultura africana reflete a antiga história daquele continente tão rico e diversificado, e a literatura produzida na região é apenas uma das comprovações de tanta riqueza. A literatura africana contemporânea tem as suas raízes no movimento denominado negritude, tendo como inspiração as revoltas de caráter anticolonialista; já as obras escritas após a independência das colônias africanas têm como pano de fundo a realidade dos governos totalitários e revoluções.

Escritores da literatura africana

Imagem de mapa-mundi com território africano em destaque 3D

Imagem: Depositphotos

Wole Soyinka (Nigéria)

Wole Soyinka é um escritor africano nascido em Abeokuta, na Nigéria Ocidental. É vencedor do Prêmio Nobel de Literatura do ano de 1986, pela perspectiva cultural ampla presente em sua obra.

Suas obras incluem “Os intérpretes” (1980) e “É melhor partires de madrugada” (2008).

Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria)

Chimamanda é uma escritora africana nascida em Enugu, na Nigéria. É considerada uma das mais importantes jovens autores anglófonas, pois vem atraindo leitores de literatura africana.

Suas obras incluem “Hibisco roxo” (2003), “Americanah” (2013) e “Todos devemos ser feministas” (2014).

Nadine Gordimer (África do Sul)

Gordimer foi uma escritora sul-africana nascida em Joanesburgo. Escreveu mais de 30 livros, sendo que a maioria contém crônica sobre a deterioração social durante o regime do apartheid na África do Sul. Recebeu o Nobel de Literatura no ano de 1991.

Entre as suas principais obras estão “A Arma da Casa”, “The Lying Days”, “The Conservationist” e “Face to Face”.

Pepetela (Angola)

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido pelo pseudônimo de Pepetela, é um escritor angolano nascido em Benguela. A obra do autor reflete a história contemporânea de seu país e os problemas enfrentados pelos angolanos.

Suas obras incluem “Mayombe”, “Yaka”, “A Geração da Utopia” e “A Gloriosa Família”.

Naguib Mahfouz (Egito)

Naguib Magfouz foi um escritor egípcio nascido no Cairo. Escreveu relatos, romances e roteiros de cinema, e recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1988. É considerado um dos primeiros escritores contemporâneos de literatura árabe.

Suas principais obras incluem “Miramar”, “A Trilogia do Cairo” e “A Taberna do Gato Preto”.

J.M. Coetzee (África do Sul)

Coetzee é um escritor sul-africano nascido na Cidade do Cabo. Recebeu o Nobel de Literatura de 2003, sendo o quarto escritor africano a receber o prêmio.

Dentre as suas principais obras estão “Desonra”, “A Idade do Ferro”, “À Espera dos Bárbaros” e “Cenas de Uma Vida”.

Paulina Chiziane (Moçambique)

Paulina Chiziane é uma escritora nascida em Manjacaze, Moçambique. A sua carreira literária teve início em 1984 com contos publicados na imprensa moçambicana.

Suas principais obras incluem “Balada de Amor ao Vento”, “O Alegre Canto da Perdiz”, “Niketche: Uma História de Poligamia” e “As Andorinhas”.

José Eduardo Agualusa (Angola)

Agualusa é um escritor nascido em Huambo, Angola. Dentre as suas principais obras estão “O Vendedor de Passados”, “Teoria geral do Esquecimento”, “Um Estranho em Goa” e “A Feira dos Assombrados”.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas). 


Reportar erro