Os principais temas para estudar para o Enem

A partir das estatísticas de edições anteriores do Enem, é possível saber quais são os principais temas que devem ser estudados para o exame


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está próximo e é chegada a época dos candidatos iniciarem as revisões do conteúdo.

O exame foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio e, assim sendo, cobra os conteúdos estudados durante esses três anos.

A matéria é extensa e a prova pode ser considerada imprevisível, com questões que exigem contextualização e transdisciplinaridade.

Mas então, por onde começar a estudar? Saiba quais são os temas mais cobrados no exame.

Os principais temas para estudar para o Enem

Foto: depositphotos

Os temas mais cobrados no Enem

A partir das estatísticas das edições anteriores do Enem, é possível observar quais são os principais temas que devem ser estudados para o exame. No entanto, lembre-se que é importante estar ciente de todo o conteúdo que pode ser cobrado.

Confira a seguir quais são os temas mais cobrados nas quatro grandes áreas:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias a maioria das questões são de interpretação de texto. O candidato deve desenvolver a habilidade de compreender textos, poemas, imagens e tirinhas.

Dentre as questões mais cobradas de Língua Portuguesa também estão as variações linguísticas, funções da linguagem e Modernismo.

Matemática e suas Tecnologias

De acordo com os dados das últimas edições do Enem, o principal tema em matemática foi grandezas proporcionais. A prova é repleta de gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que devem ser interpretados com bastante atenção.

Outros temas com maior probabilidade de cair na prova de matemática do Enem são: geometria, funções de 1º e 2º graus, progressão aritmética e geométrica, estatística, porcentagem, equações de 1º e 2º graus e probabilidade.

Lembre-se que, mais do que decorar fórmulas, as questões do Exame Nacional do Ensino Médio exigem que a capacidade do estudante em relacionar e contextualizar as informações.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Em Física, os conteúdos mais cobrados foram mecânica, eletricidade, ondulatória e termologia. Os temas mais pedidos na prova envolvem transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e circuitos elétricos de residências.

A Química Orgânica foi o conteúdo mais cobrado nas últimas edições do exame. O candidato também deve dar atenção aos temas de química ambiental, equilíbrio químico, transformações químicas e cálculos estequiométricos.

Nas questões de Biologia destacam-se aquelas que abordam a ecologia como pano de fundo. Outros conteúdos mais cobrados são evolução, fisiologia e genética.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Na prova de História do Enem, o conteúdo mais cobrado foi mundo contemporâneo, priorizando a História do Brasil.

Dentre os temas mais cobrados estão o Brasil República; Era Vargas; Brasil Colônia e 2ª Guerra Mundial; Idade Média, Escravidão e Militarismo no Brasil e Revolução Industrial, Guerra Fria e Liberalismo.

Já em Geografia, os principais temas incluem aspectos socioeconômicos, questões ambientais, geopolítica e questões relacionadas à agricultura.

Com a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia nas escolas, o Enem passou a dar maior espaço para estes temas. O exame nacional vem cobrando conceitos fundamentais de tais áreas do conhecimento, sendo que os filósofos mais citados nas últimas edições foram Aristóteles, Platão, Sócrates, Maquiavel, Hobbes e Rousseau.

Na Sociologia, o candidato deve dar especial atenção para pensadores como Marx e Habermas.


Reportar erro