Os rios mais poluídos do Brasil

Dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) de 2010, afirma que o rio Tietê e o Iguaçu são os mais poluídos do Brasil. Veja a lista completa!


De todos os recursos hídricos que existentes no planeta Terra, apenas 3% corresponde a água doce. Dentro desse percentual, o Brasil possui 12% de todo esse líquido precioso para a manutenção da vida. Esse número é mais que todo o continente africano, que juntando todos os seus países detém apenas 10% desse recurso. Assim, o território brasileiro é o lugar do mundo que mais possui água doce. Mas, será que os brasileiros fazem uso correto desse líquido?

Mesmo com toda essa capacidade hídrica, o Brasil parece não saber aproveitar e cuidar de suas reservas. De acordo com dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) de 2010, a poluição nos rios brasileiros está tomando proporções ainda maiores. Esse mesmo índice aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual listou os 10 rios mais poluídos do País, entre eles um destaque maior para o Tietê e Iguaçu, que atravessam, respectivamente, São Paulo e Curitiba.

Antes de conhecer a relação completa dos rios brasileiros com os mais baixos Índices de Qualidade da Água (IQAs), veja as causas de toda essa degradação e também as consequências e quais soluções deveriam ser colocadas em prática.

Causas e consequências da poluição dos rios

Os poluentes não estão apenas nos centros urbanos, mesmo que de uma forma menos agressiva os sistemas agrícolas também influenciam nessa contaminação dos rios. Por exemplo, nos complexos urbanos onde se concentra a maior aglomeração de pessoas e a maioria das indústrias, está o principal foco de poluentes. Além de esgotos domésticos, efluentes das empresas e até mesmo o lixo nosso de cada dia.

Todavia, a área rural também tem seu impacto sobre a água doce. Isso devido o alto uso de agrotóxicos, que além de eliminar pragas também contaminam as águas e o seres que precisam dela para sobreviverem.

Toda essa poluição resulta em consequências catastróficas para a população. Até mesmo de forma indireta, as pessoas podem prejudicar os rios. Como exemplo pode-se citar o caso dos lixos depositados e amontoados em terrenos baldios, que com o passar do tempo geram um odor e um líquido escuro chamado de chorume. Este, por sua vez, entra no subsolo e contamina os lençóis freáticos. A contaminação em grande escala causa problemas não só para as espécies que vivem em um rio poluído, mas também para a saúde do ser humano, o próprio causador dessa situação.

Rios mais poluídos do Brasil

1. Rio Tietê (São Paulo)

Rio-Tiete-SP

Fotos: Reprodução/ internet

2. Rio Iguaçu (Paraná)

rio-iguaçu-PR

3. Rio Ipojuca (Pernambuco)

rio-ipojuca-poluido

4. Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul)

rio-dos-sinos

5. Rio Gravataí (Rio Grande do Sul)

rio-gravatai-poluido

6. Rio das Velhas (Minas Gerais)

rio-das-velhas

7. Rio Capibaribe (Pernambuco)

Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A

Foto: Ricardo Fernandes/ Diario de Pernambuco

8. Rio Caí (Rio Grande do Sul)

rio-cai-poluido

9. Rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro)

rio-paraiba-do-sul

10. Rio Doce (Minas Gerais)

Foto: Secundo Rezende

Foto: Secundo Rezende

Soluções para reverter essas situações

A principal iniciativa para resolução dos problemas é a forma como deve ser tratado os esgotos. Os resíduos devem receber um tratamento adequado e o lixo precisa de uma implementação de sistema de coleta e tratamento. Alguns projetos já estão sendo colocado em prática, por exemplo, o rio Tietê está em processo de despoluição. Investimentos estão sendo adicionados no intuito de ampliar o tratamento de esgotos, que por enquanto está em 24%.


Reportar erro