Ovogênese

Ovários Os folículos ovarianos de Graff são agrupamentos celulares encontrados nos ovários. Esses contêm as células germinativas, responsáveis por originar os gametas, além das…


Ovários

Os folículos ovarianos de Graff são agrupamentos celulares encontrados nos ovários. Esses contêm as células germinativas, responsáveis por originar os gametas, além das células foliculares, essas responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.

A cada ciclo menstrual um dos folículos ovarianos entra em maturação, ou seja, apenas um gameta torna-se maduro a cada ciclo, sendo liberado no sistema reprodutor feminino. Os ovários alternam-se na maturação, ou seja, em cada ciclo, a liberação acontece em um dos dois ovários.

O que é ovogênese?

Chamamos de ovogênese o processo de formação dos óvulos, liberados, como citado acima, a cada ciclo menstrual feminino. Com origem ainda no embrião, mas completado somente na puberdade, a formação se dá a partir das ovogônias. Quando uma menina nasce possui em seus ovários, aproximadamente, 400.000 folículos de Graff. Ao contrário dos homens, as mulheres possuem uma quantidade limitada, enquanto eles produzem espermatogônias durante quase toda a sua vida.

Ovogênese

Foto: Reprodução

O processo de formação do gameta feminino passa por três períodos.

  • Período germinativo: O primeiro, é o período germinativo, também conhecido como multiplicação ou proliferação. As ovogônias (2n), citadas anteriormente, são células diplóides que sofrem mitoses consecutivas e ficam maiores, formando várias células. Esse período se dá durante o período embrionário, terminando logo depois do nascimento da fêmea.
  • Período de crescimento: Nesse segudo período, chamado de crescimento, as ovogônias aumentam de tamanho. Com isso, acabam sofrendo a primeira divisão da meiose, dando origem às células que, a partir dessa fase, passam a ser chamadas de ovócitos I – Primários ou de primeira ordem -. Esse período, quando comparado ao das espermatogônias, é maior, pois precisam fazer a síntese do vitelo responsável, posteriormente, pela nutrição do embrião.
  • Período de maturação: O último período, chamado de maturação, tem início na puberdade da mulher, quando a menina alcança a maturidade sexual, em uma idade entre 11 e 15 anos. Nessa fase, há a meiose I dos ovócitos primários. Esses dão origem a duas células, sendo que uma maior (n) – ovócito II ou secundário, ou ainda de segunda ordem – e outra menor (n) (1° glóbulo polar). A partir daí, começa a meiose II, quando o ovócito II dará origem a duas células (n), uma maior, chamada óvulo, e outra menor, conhecida como 2° glóbulo polar. O 1°, citado anteriormente, dará origem a outros dois glóbulos polares.

De todos os 400.000 ovócitos primários formados no processo, apenas um valor aproximado entre 350 e 400 completarão a transformação em gametas maduros.


Reportar erro