Pagar contas pelas redes sociais. Isso já é possível?

O tempo que as pessoas passam conectadas às redes sociais já virou motivo de estudo pelo mundo, sobretudo porque elas acabam deixando de fazer outra coisa para ficarem interagindo com os contatos. Pensando em aproveitar o tempo e dinamizar a forma de realizar certas tarefas, imagina só como seria rápido e prático poder pagar suas contas ou fazer transferências através das redes sociais.

Se depender da forma com que as coisas vem avançando, essa tecnologia já tem dia e hora para sair do mundo imaginário e passar a fazer parte da realidade. Uma tecnologia pioneira desenvolvida no Brasil pretende dar agilidade e segurança a quem precisar transferir recursos para a conta bancária de terceiros. A ferramenta em questão será lançada pelo Banco do Brasil.

Batizada de “Pagar ou Receber”, a novidade foi apresentada pelo banco no Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Inicialmente disponível em versão beta (de teste), a ferramenta será liberada a todos os correntistas do banco em breve. Segundo estimativas até o fim do mês de julho de 2017.

Pagar contas pelas redes sociais. Isso já é possível?

Foto: Pixabay

Como a ferramenta funciona

Por meio da solução tecnológica, o cliente que pretende receber os recursos entra no aplicativo do banco e informa o valor e a data da transação. O sistema gerará um código QR que pode ser fotografado por quem vai fazer o pagamento. Basta o destinatário digitar a senha da conta-corrente e confirmar a transferência. As informações foram repassadas pela Agência Brasil.

Caso as duas pessoas estejam longe, o recebedor do dinheiro fará o mesmo procedimento. No entanto, em vez de o aplicativo gerar um código QR, gerará um link criptografado (protegido de invasões), que pode ser enviado ao pagante por SMS, aplicativo de mensagens ou redes sociais. Ao abrir o link, a pessoa que fará a transferência novamente digitará a senha e confirmar a operação.

A solução elimina a necessidade do recebedor dos recursos escrever os dados bancários em pedaços de papel ou, na pressa, passar informações erradas sobre a própria conta. Por enquanto, a ferramenta só poderá ser usada em transferências entre contas do Banco do Brasil.

Para os correntistas que tiverem contas no mesmo banco, basta abrir o aplicativo e fotografar a tela do celular do amigo para fazer a transferência. Apesar da facilidade na realização das transações, o diretor de Negócios Digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni garante que não há nada o que temer em relação a preservação dos dados. “Mesmo se o link for parar em mãos erradas, somente o cliente conseguirá abri-lo. Tudo é feito com toda a segurança”.

Inovação

Embora o serviço de realizar transações a partir da utilização de redes sociais já exista a partir da utilização do Facebook, a tecnologia empregada para formulação da ferramenta que será lançada pelo Banco do Brasil é pioneira no mundo, segundo garante Mastroeni. “Lá, a operação parte de quem faz a transferência e só pode ser feita numa única rede social, que é o Facebook. Na nossa ferramenta, quem vai receber os recursos envia os dados criptografados para quem vai pagar por meio de qualquer rede social”.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.