Países que falam português

O português é a quinta língua mais falada do mundo e é utilizada por oito países como língua oficial. Saiba mais detalhes


Vivemos numa atual supremacia da língua inglesa. De tão utilizada e tão comum no mundo, o inglês é considerado por muitos uma língua universal, mas isso não significa que ela é a única que possui uma abrangência assombrosa. O português, por exemplo, é a quinta língua mais falada do mundo, atrás apenas do inglês, do chinês, do russo e do castelhano.

Estima-se que existam no mundo cerca de 250 milhões de pessoas que falam português, sendo que o Brasil comporta aproximadamente 80% dessa população, ficando então distribuídos entre os outros países falantes do português mais de 50 milhões de pessoas.

Países que falam português

Imagem: Reprodução

Ultrapassando fronteiras

O Brasil é o representante da língua portuguesa nas Américas, pois ele é o único país que a adota como oficial. No entanto, o português falado no nosso país se difere um pouco do falado nas outras partes do mundo. O português brasileiro sofreu grande influência das línguas indígenas, africanas e europeias durante o período de colonização.

Na Europa é Portugal que representa o português oficialmente. Porém há muitos falantes de português na Alemanha, na Bélgica, na Suécia e na França. Isso porque com a entrada de Portugal na Comunidade Econômica Europeia, CEE, o português tornou-se um dos idiomas oficiais da organização.

No Timor Leste, país localizado na Oceania, o português também é comum, mas é um dialeto, o tetum, a língua mais utilizada.

Na África o português é a língua oficial de cinco países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Em todos eles o português é usado nas escolas, nas empresas e nas relações internacionais normalmente, apesar de no dia-a-dia muitos se comunicarem por meio de dialetos crioulos.

Na Ásia não há países que usem  português como língua oficial embora seja possível encontrar muitos lugares onde a língua permaneça de forma vestigial do tempo em que o português era a língua falada nos portos da Índia e do sudeste da Ásia.

Não oficiais

Muitas localidades usam o português, mas não o tem como língua oficial. Este é o caso de Goa, o único lugar na Índia onde o português é falado em sua forma original, de Zanzibar, na Tanzânia e Málaca, na Malásia.

Em alguns lugares como Macau, na China, Damão e Diu, na Índia e Sri Lanka, na Malásia, fala-se o crioulo, uma língua derivada do português, que possui o vocabulário igual, mas a gramática diferente da nossa.


Reportar erro