Palavras e expressões de cortesia

Fique por dentro da língua portuguesa: confira algumas expressões e palavras de cortesia e veja qual a melhor forma de fazer uso delas


“A primeira impressão é a que fica”. Praticamente todas as pessoas já ouviram essa frase, mas parece que muitas não conseguem levar para a vida o grande conselho que ela traz consigo, pois é fácil confundir o sentido dela. Você já se afastou de alguém que não aprovou a primeira vista e depois de um tempo percebeu que ela era até agradável? É exatamente sobre isso que essa frase fala, que passar uma primeira impressão errada pode fazer com que muitas pessoas se afastem de você porque não te conhecem melhor.

Palavras de cortesia - Obrigado

Imagem: Reprodução

Para evitar equívocos e causar uma boa impressão nada melhor do que ser gentil e educado com todos, em todos os momentos do dia. Se esse tipo de tratamento se tornar um hábito na sua vida, você vai notar que muitas portas e sorrisos vão se abrir para você.

Veja como usar algumas palavras de cortesia

Vamos agora conferir algumas orações com palavras de cortesia, se atentando para a forma como elas são empregadas, tendo em vista que elas devem ser utilizadas também na linguagem escrita e não apenas falada:

“Obrigado”, “Por favor”, “Bom dia”

Somos acostumados a falar essas expressões no português falado, mas geralmente no escrito tendemos a ser muito diretos, e por vezes até frios. Pra evitar isso, use essas palavras de cortesia até mesmo em cartas, requerimentos e ofícios.

“Aguarde-me mais uns instantes, por gentileza”

Utilizar ‘por gentileza’ é de extrema polidez e é sinal de muita educação. Em relação a gramática devemos observar que a expressão pode vir em qualquer local da oração – no início, meio ou final dela – mas sempre acompanhada de vírgula.

“Pedimos-lhe, por obséquio, que aguarde mais uns instantes”

Essa expressão também está sempre demarcada por vírgulas e é muito utilizada na linguagem escrita, pois confere mais suavidade a enunciação.

“Gostaríamos que você desse sua versão dos fatos”

Empregar o verbo gostar no futuro do pretérito no modo indicativo causa um efeito de leveza nas orações, que perdem a conotação de ordem e assumem um tom de desejo íntimo e delicado. Na linguagem falada essa expressão é muito utilizada, por consegue ser educada sem ser formal.

“Prezados colaboradores, queiram entrar na sala agora”

Esse é outro caso de palavra que suaviza os pedidos e solicitações. Mesmo nas frases onde uma ordem é dita de maneira explícita, o uso do verbo querer consegue deixá-la com um tom harmonioso e elegante. Use muito nos textos escritos, pois o uso dessa expressão demonstra cordialidade.


Reportar erro