Palíndromo

Palíndromos (do grego palin, “de novo”; dromo, “percurso”, “circuito”, “corrida”) são palavras, frases, versos ou expressões que podem ser lidas da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda tendo a grafia e sentidos mantidos. Em um palíndromo, desconsideram-se os acentos, pontuação e espaços, ou seja, são consideradas apenas as letras e palavras.

Essas palavras que refazem o seu próprio ciclo também são conhecidas como anacíclicas. Os antigos gregos viam algo de sagrado nos palíndromos. O registro mais antigo em língua portuguesa está no primeiro dicionário publicado no Brasil, de 1789, que traz o verbete “palíndromo” com o exemplo “Roma me tem amor”. 

Palavras e frases

Para melhor entendimento do conceito de palíndromo, confira alguns exemplos de palavras e frases:

Palíndromo

Imagem: Estudo Prático

– Osso
– Radar
– Ovo
– Arara
– Omissíssimo (a maior palavra palindrômica da língua portuguesa)
– Irene ri (música de Caetano Veloso)
– Olá, galo (Millôr Fernandes)
– A mala nada na lama (Millôr Fernandes)
– A grama é amarga (Millôr Fernandes)
– Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!
– O teu dueto
– A mãe te ama
– Após a sopa
– Megabobagem
– Ame o poema
– Oto come mocotó
– A torre da derrota
– Rir, o breve verbo rir
– Anotaram a data da maratona
– Ótimo, só eu, que os omito (Paulo Henriques Britto)

Como podemos observar, as palavras e frases acima ainda serão as mesmas caso sejam lidas de trás para frente.

O palíndromo perfeito

Um dos palíndromos mais antigos e populares está em latim: “sator arepo tenet opera rotas”. Traduzido para o português, a frase significa algo como “o lavrador diligente conhece a rota do arado”.

Este é considerado um palíndromo perfeito, por possibilitar a leitura em todas as direções: de cima para baixo, de baixo para cima, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.

Confira abaixo o “quadrado mágico”:

S A T O R
A R E P O
T E N E T
O P E R A
R O T A S

Os palíndromos podem ser encontrados em diversas línguas: palindrome, em inglês e francês; palindrom, em alemão; palíndromo, em espanhol; palindròmo, em italiano.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.