Península Balcânica – Mapa e história dos países

A península balcânica está localizada na parte sudeste da Europa, sua extensão territorial é de aproximadamente 550 mil quilômetros quadrados. O território é banhado…


A península balcânica está localizada na parte sudeste da Europa, sua extensão territorial é de aproximadamente 550 mil quilômetros quadrados. O território é banhado pelos mares Adriático, Jônico, Egeu e Negro, os rios Danúbio, Kupa, Maritsa e Morava são os principais da região balcânica. O relevo é montanhoso e nele pequenos rios passam em várias direções, o que é responsável por formar vales estreitos e reduzir as áreas favoráveis ao cultivo. O clima nas zonas norte e central dos Balcãs é continental, e este se caracteriza por ter verão morno e inverno frio, tendo presença de chuva bem distribuída. Os principais idiomas falados na península são: grego, búlgaro, bósnio, croata, turco, romeno e montenegrino.

Mapa da península balcânica

Mapa da península balcânica | Imagem: Reprodução

Países Balcânicos

Albânia: é um pequeno país com território de 28.748 quilômetros quadrados situado na borda oriental dos Balcãs. É um dos países mais pobres da Europa, metade de seus habitantes são camponeses que mal tiram sustento do solo e a sua indústria não é muito desenvolvida.

Áustria: é uma democracia representativa parlamentar e possui nove estados federais em sua composição. É um dos países mais ricos do mundo e um com um dos mais desenvolvidos padrões de vida.

Bósnia: é uma república federal que resultou da desagregação da Jugoslávia, sendo composta por duas entidades autônomas: Federação da Bósnia e Herzegovina e República Sérvia.

Bulgária: é um país com parte de seu território limitado pelo mar negro. Passou a fazer parte da OTAN em 2004 e em 2007 integrou-se à União Europeia. É o país do vinho, nele a produção dessa apreciada bebida é feita desde séculos atrás.

Croácia: é membro das Nações Unidas, do Conselho da Europa e da OSCE, além de fazer parte da Parceria da Paz e outras organizações. Possui população estagnada e crescimento natural negativo.

Eslovênia: é um país pequeno localizado no Leste Europeu. Teve notáveis melhoras nos indicadores socioeconômicos, sendo o 21º no IDH.

Grécia: berço da história e cultura ocidental. É um país desenvolvido, mas que possui sérios problemas econômicos. Também é membro da OTAN (desde 1952) e integrante da União Europeia (desde 2001).

Macedônia: Três teorias existem à respeito do nome desse país e de acordo com a etimologia, deriva de Makos, que do grego quer dizer alta. No ano de 1993 entrou para as Nações Unidas com o nome de “Antiga República Jugoslava da Macedônia”.

Montenegro: foi oficialmente declarada independente no dia 3 de junho de 2006, após um referendo que determinaria permanência ou fim da união com a Sérvia. Ainda está em negociação para integrar à União Europeia, mas adotou o Euro como sua moeda. Atualmente uma de suas principais atividades econômicas é o turismo.

Sérvia: é uma ex-república iugoslava e integrava até 2006 uma confederação chamada Sérvia e Montenegro. Em cinco de junho do mesmo ano, declarou-se independente, mas é reconhecida como estado sucessor da união. Sua economia é considerada pelo Banco Mundial como média emergente.

Kosovo: seu reconhecimento na península balcânica é parcial. Declarou-se como país independente da Sérvia, contudo ainda é reivindicado e alguns países não o reconheceram como independente.

Romênia: É uma república democrática e o nono maior país da União Europeia. É membro da OTAN desde 2004 e compõe a União Latina, a Francofonia e a OSCE.

Turquia (Europeia)/Trácia Turca: subdividida em quatro províncias: Kirklareli, Tekidag, Edirne e Istambul.


Reportar erro